O setor de supermercados gaúcho projeta um crescimento de 8,9% nas vendas de Natal e Ano-Novo em 2012 na comparação com 2011. O dado foi apontado por um estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) ao Instituto Segmento Pesquisas, que ouviu 200 pessoas entre 22 e 27 de outubro. Os números foram apresentados na manhã desta segunda-feira pela Agas.
A pesquisa avaliou as intenções de compra, as projeções de vendas e as variações de preços de 20 itens de alta procura no período festivo de fim de ano. Do total destes produtos avaliados, 13 serão comprados majoritariamente em supermercados e, em média, 43,8% dos gastos totais dos entrevistados serão em lojas do setor. Entre os 200 consumidores ouvidos, o gasto médio estimado em supermercados será de R$ 326,02 em compras de Natal e Ano-Novo.
Segundo a pesquisa, cada entrevistado vai presentear em média seis pessoas, sendo que a grande maioria delas faz parte do núcleo central da família (filhos, pais, cônjuges e avós). Na prática, as roupas, brinquedos e perfumes/produtos de beleza são os itens que puxam o ranking das compras deste ano.
Quanto à forma de pagamento das compras, 66% serão à vista (em dinheiro ou cartão de débito), e as compras a prazo representarão 49,5%. Isso significa que 15,5% usarão as duas formas como pagamento. O pagamento com cheque só será utilizado por 2,5% dos entrevistados.
As vendas específicas de Natal e Ano-Novo deverão representar 20,8% do faturamento total dos supermercados em novembro e dezembro.