Estilo próprio, sofisticado e avançada tecnologia, o smart fortwo traz a tradição de conforto, qualidade e segurança Mercedes-Benz para quem busca um carro exclusivo. Projetado para o uso urbano para condutor e acompanhante, produzido em Hambach, na França, o pequeno surpreende. Nas ruas de Porto Alegre, ninguém ficou indiferente à sua passagem.
O formato, o tamanho e as cores fortes chamam a atenção. Nas sinaleiras, provoca olhares e perguntas como é elétrico? Nos estacionamentos, atrai as crianças, que pedem para tirar fotos. Na estrada, ultrapassa veículos maiores e mostra que, apesar de concebido para enfrentar os congestionamentos das metrópoles, roda tranquilo sem provocar cansaço em longos percursos. O smart fortwo coupé custa R$ 61,20 mil.
Direção elétrica sem regulagem, ar-condicionado automático, rádio CD/player com MP3, quatro airbags, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade, assistente de frenagem e antiderrapagem, entre outros recursos, e diversos porta-objetos garantem o prazer de rodar. Não tem estepe, mas sem problema: um spray infla o pneu para rodar até 50 quilômetros.
Nos quase mil quilômetros percorridos por Sobre Rodas, o smart fortwo coupé mostrou desempenho compatível com a sua proposta. A suspensão firme não chega a prejudicar o conforto, mas reverbera e transmite os efeitos do pavimento irregular. Na cidade, conforme o percurso e o fluxo de trânsito, o carrinho fez entre 11 km/l e 14 km/l. Na estrada, a velocidade constante de 80 km/h, a média ficou entre 17km/l e 20 km/l, enquanto a 100 km/h percorreu entre 15 km/l e 18 km/l. Consumo adequado para o carrinho que gosta de provocar o condutor para pisar mais no acelerador.
Conjunto propulsor eficiente
- Montado frente ao eixo traseiro e inclinado para trás, três cilindros,1.0 12 válvulas, turbo a gasolina, o motor libera 84 cavalos. Com o câmbio automatizado de cinco marchas garante potência de sobra para o compacto. O comportamento é semelhante ao de um propulsor 1.4. Tração traseira, a relação peso/potência ajuda, mas o condutor precisa se acostumar com o câmbio automatizado. Como carro urbano, as arrancadas são rápidas, e as retomadas, fortes na ruas. Na estrada, não faz feio e anda junto com modelos mais potentes. Deixa a impressão de que a quinta poderia ser mais longa para melhor aproveitamento da força. A troca de manual de marchas pela própria alavanca ou por aletas no volante deixa o pequeno mais arisco.
Prático e avançado
Com interior requintado, o quadro de instrumentos tem fácil visualização, como o velocímetro, através do volante de três raios. Tudo colocado para deixar os comandos à mão do condutor. O contagiros e o relógio analógico redondos ficam acima do painel. As duas saídas projetadas do sistema de ventilação dão um toque especial. No centro superior do console, ficam os controles do ar-condicionado. A chave de ignição fica no console, entre as alavancas do câmbio e do freio de estacionamento.
Conforto e espaço
Sobra espaço para o condutor e o acompanhante. O revestimento interno, em dois tipos de tecidos e duas cores, traz detalhes em alumínio. Os bancos anatômicos com regulagem de altura são perfeitos para o uso urbano e acomodam bem na estrada. Mesmo em percursos mais longos, não provocam cansaço.
Avançada tecnologia
A segurança é um dos pontos altos do smart, que segue o tradicional padrão Mercedes-Benz com sofisticados recursos eletrônicos. A construção tipo sanduíche da célula de segurança tridion deixa o motorista e o passageiro acima da zona direta de perigo no caso de um impacto lateral. Também o acabamento interno foi desenvolvido para evitar ferimentos aos ocupantes. São quatro airbags: cabeça, tórax e laterais. Para colocar assento infantil, com a chave de ignição, pode ser desativado o airbag do passageiro.