Após um momento de turbulência, por conta da pandemia de covid-19, o varejo vem se reerguendo. Segundo balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2021, esse setor contabilizou 204,4 mil lojas a mais do que no ano anterior, sendo 54 mil super e minimercados.
Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento real desse segmento teve aumento de 4,5% no último ano – o maior crescimento anual desde 2018. Com o avanço do setor e a possibilidade de novos negócios pelo território nacional, o Grupo Carrefour Brasil anuncia a sua integração com o Grupo BIG, rede de hipermercados do comércio varejista.
Com a aquisição, a empresa projeta ampliar seu alcance em regiões como o Sul e o Nordeste. A proposta é expandir os formatos tradicionais de atacarejo, hipermercado e supermercados, além de alcançar novos modelos como o clube de compras Sam’s Club – um sistema de associados.
O novo Grupo conta com mais de mil pontos de venda e 150 mil colaboradores, representando quase 25% do mercado varejista do país. No Sul, o número de lojas pode triplicar para, aproximadamente, 200 estabelecimentos.
– Queremos fazer de nossa presença um forte impulsionador econômico e social, atuando em rede colaborativa com produtores e fornecedores locais que ganham abrangência nacional por meio de nossas lojas. Vamos trabalhar juntos, contribuindo com o desenvolvimento de produtos e serviços acessíveis e de qualidade para os clientes – afirma o CEO do Grupo Carrefour Brasil Stéphane Maquaire.
Fique por dentro das redes sociais do Carrefour e confira as novidades
Liderança Feminina
Com a fusão dos grupos, também houve uma adaptação do comitê de executivos. A nova liderança busca um equilíbrio entre os colaboradores dos dois times e também profissionais do mercado, sendo ainda mais diverso do que antes – com uma representatividade de 33% no Comitê.
– Queremos construir uma nova empresa que seja fundamentada nas fortalezas dos dois grupos. Este novo comitê materializa a nossa decisão de fazer uma integração verdadeira, e não apenas uma aquisição – comenta Maquaire.
A nova estrutura terá, ainda, duas cadeiras transversais a toda a companhia: Digital e Transformação. Este último setor fornecerá mais agilidade e simplicidade aos processos internos, sendo responsável por acompanhar os projetos estratégicos de mudança do grupo. Já a posição de Chief Digital Officer se tornará uma das linhas de frente do negócio.
– Estas mudanças refletirão o quanto estamos comprometidos com o processo de simplificação, agilidade e digitalização da companhia, trazendo cada vez mais a experiência do cliente para o centro das nossas ações – explica o presidente.
Transformação e cultura
Além da diversidade e inclusão propostas com a nova fusão, a equipe busca focar na transformação digital. A inovação e o online são dois fatores importantes que fazem parte do DNA da nova etapa do Grupo Carrefour Brasil. Nos últimos tempos, o time tem trabalhado essas questões com o intuito de proporcionar uma melhor experiência para o cliente.
A compra do BIG auxilia nesse processo de digitalização, já que a rede varejista possui um canal de vendas online relevante, construído durante a pandemia. Com isso, a equipe pretende dar maior atenção à transformação tecnológica para seguir ampliando os recursos do grupo.
– Junto aos times, vamos trabalhar todos esses conceitos dentro do nosso Programa 4Cs, que é a base da nossa cultura organizacional. Afinal, com coragem, cooperação e foco no cliente, podemos fortalecer o nosso compromisso em mudar a forma como o mundo se alimenta. Para isso, estamos dedicados a conectar esses pilares às sinergias e fortalezas, tanto do Grupo BIG quanto do Carrefour Brasil, promovendo a complementaridade que vai nos fazer mais fortes – ressalta Maquaire.
A integração dos dois grupos também deve enriquecer o ecossistema de produtos do Carrefour Brasil. Atualmente, a rede atende mais de 45 milhões de pessoas, e ampliará a base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de consumidores do BIG.
Para saber mais sobre os serviços e produtos do Grupo Carrefour Brasil, acesse o site