O período de maio a setembro, quando o calor dá uma trégua e o frio chega, é um bom momento para avaliar a substituição do seu aparelho de ar condicionado antigo por um novo. Alguns cuidados básicos devem ser levados em conta na hora da compra, como modelos que possuam o selo Procel – que indica os aparelhos mais econômicos –, e da instalação, como escolher a potência adequada do aparelho para o tamanho do ambiente.
Marcas como a LG, por exemplo, já oferecem auxilio neste cálculo, simulando a capacidade e a economia, basta ter a metragem do ambiente, o período de incidência solar e a quantidade de pessoas presentes. Além da indicação do aparelho ideal para sua casa, o simulador mostra ainda uma estimativa de economia anual na conta de energia, baseado na tarifa média por classe de consumo e por região da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Se você ainda tem dúvidas se está na hora de trocar ou ter um ar-condicionado, separamos quatro motivos que podem fazer a diferença nesta escolha. Confira:
1. Economia de dinheiro
Não tenha pressa! Pesquise o melhor modelo para seu caso e aproveite o tempo como seu aliado ao investir em um novo ar-condicionado. Procure também com calma o melhor fornecedor para instalar o aparelho. Nada melhor do que garantir que seus produtos sejam instalados com segurança por técnicos treinados e especializados, não é mesmo?
2. Novas tecnologias
Você perceberá que existe mais opções no mercado e que muita coisa mudou de uns anos para cá, como por exemplo, reduções de ruídos, o que proporcionará maior conforto noturno, controle remoto e timer, onde é possível programar temperatura, horário de desligamento, entre outros recursos.
A LG conta com tecnologia exclusiva Dual Inverter na linha de condicionadores de ar, que garante refrigeração 40% mais rápida e até 70% de economia de energia. A novidade é o LG Dual Inverter Artcool que também acompanha tecnologias de conectividade, como wi-fi, permitindo que o usuário acesse de forma remota diversas funções do produto por meio do aplicativo da marca.
3. Economia de energia
Considere a economia de energia que você pode obter de um ar condicionado com alta eficiência energética. Como falamos acima, os modelos com sistema Dual Inverter são mais econômicos que os convencionais porque possuem rotor duplo em todas as capacidades. O balanceamento do rotor duplo usado nesse compressor também garante maior estabilidade e redução das vibrações.
4. Melhor aproveitamento do espaço
Como já foi dito anteriormente, a potência do ar-condicionado deve estar adequada ao tamanho do ambiente. Logo, se o seu aparelho antigo não estiver de acordo com isso, provavelmente não deve estar dando conta da climatização nos dias mais quentes ou pode estar gastando mais energia do que deveria. Além disso, se você reformou o ambiente, retirou alguma parede ou abriu alguma janela, isto pode interferir no funcionamento.
5. Temperatura confortável
Não importa a estação do ano, um ar-condicionado novo é perfeito para garantir uma temperatura agradável no ambiente, seja mais quente ou mais fria, proporcionando conforto para as pessoas que convivem no lar. Equipamentos mais antigos correm o risco de apresentar problemas se o ambiente externo estiver muito frio. Já o modelo LG Dual Inverter quente/frio é mais eficiente, podendo ser usado no inverno para substituir os aquecedores – que servem exclusivamente para esse propósito e gastam mais energia.