Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 1 colher de sopa por dia distribuída nas refeições, sempre combinada com 1/3 de colher de sopa de pimenta do reino. A dica é preparar a mistura já proporcionada em um potinho e deixar pronto. Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 1 xícara de brócolis cozido no vapor 3x por semana. Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 150g de filé assado ou grelhado pelo menos uma vez na semana. Foto: Pexels, reprodução O triptofano, nutriente presente na composição da abóbora, auxilia na diminuição da ansiedade e na regulação do sono, facilitando o relaxamento. Já o magnésio potencializa o relaxamento e atua nas enzimas do corpo contribuindo para gerar a sensação de tranquilidade. Por conter ferro e proteínas, as sementes também aumentam a disposição e a energia. Sugestão de consumo: 2 colheres de sopa por dia, torrada e sem casca. Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 2 ovos por dia. Foto: Pexels, reprodução O TCM, uma das gorduras boas do coco, é responsável por diminuir a ansiedade através do controle hormonal. Já o potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e pelos movimentos, assim o corpo fica mais ágil em atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço. Sugestão de consumo: 20g de coco seco antes de dormir. Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 10g por dia entre das 16h às 18h. Foto: Pexels, reprodução A gordura do abacate é componente positivo para o organismo e, junto com sua função antioxidante, é responsável por promover a saúde do coração. É importante atentar para o bom funcionamento cardíaco, pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, desregulando os batimentos. Além de tudo isso, o abacate ainda diminui a produção de Cortisol. Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa rasas antes de dormir. Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 1 potinho de 150g durante a manhã ou antes de dormir. Foto: Pexels, reprodução Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa por dia durante a tarde de preferência ou no café da manhã. :: Mulheres tomam conta das quadras de futevôlei em Porto Alegre :: O Programa ACE: 10 dicas para transformar “dieta” e “exercício” em modo de vida :: Diretas e sem papas na língua, médicas da página Ginecologista Sincera tiram dúvidas e dão a real sobre sexo

Rotina agitada e falta de tempo para se exercitar são alguns dos motivos que acabam desencadeando o estresse e a ansiedade. Os sintomas são diversos e atingem pessoas de todas as idades. Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA) aponta que mais de 70% da população brasileira sofre com algum tipo de estresse, colocando o país no segundo lugar dos mais estressados.
Segundo a nutricionista Aline Quissak, a má alimentação se soma aos fatores que desencadeiam essas duas doenças. – Com a rotina agitada, a grande maioria das pessoas acaba optando pela praticidade e não pela qualidade do que está ingerindo. A alimentação interfere diretamente na produtividade e disposição para o dia, e pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade – explica.
Para aliviar os sintomas, a nutricionista, indica dez alimentos que, quando consumidos da maneira correta, proporcionam componentes que auxiliam na manutenção da sensação de bem-estar. Confira:
1 - Açafrão da Terra (cúrcuma)
Anti-inflamatório, a cúrcuma ganha papel indispensável nos organismos mais estressados. O ingrediente é também fonte de ferro, potássio e vitamina B6. A curcumina, seu composto ativo, tem propriedades terapêuticas e, se consumida com pimenta preta, é melhor aproveitada pelo organismo.

2 - Brócolis

O brócolis, representante da família dos glicosinolatos, compostos que previnem câncer de intestino, de próstata e de mama, auxilia na regulação da pressão sanguínea – pessoas com alto nível de estresse costumam ter a pressão alterada. Além de suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração.
3 - Salmão

Graças ao ômega 3, ao Selênio e à vitamina D, o salmão diminui o estresse através da produção de hormônios anti-inflamatórios e desintoxicantes. A combinação de Ômega 3 e Vitamina B12 produz ainda uma camada protetora no cérebro que diminui a irritabilidade.
4 - Semente de Abóbora

5 - Ovo Inteiro (com a gema)

Ovos são ricos em enxofre e vitaminas do complexo B, que são consumidas pelo organismo durante os momentos de estresse e ansiedade. Além de ser rico em 95% dos nutrientes necessários para o ser humano, os ovos contam com proteínas que diminuem a compulsão por doces, a ansiedade e a vontade exagerada de petiscar.
6 - Coco seco

7 - Chocolate 70% cacau

Os flavonoides do cacau são importantes para a saúde do coração e a prevenção de câncer neurológico, de mama e leucemia. O cacau pode também contribuir na diminuição do Cortisol, o hormônio do estresse, principalmente entre as 16h e 18h, horário de pico do hormônio. Assim como o TCM, ele aumenta a velocidade na comunicação dos neurônios, permitindo mais foco e concentração.
8 - Abacate

9 - Iogurte Natural

O iogurte natural contém triptofano, ingrediente que forma o hormônio do prazer e do bem-estar, e cromo, que diminui a vontade de comer doces. Além disso, é fonte de fósforo, que auxilia na produção de energia pelas células, aumentando a disposição e diminuindo o cansaço. Os conhecidos pró-bióticos, as bactérias do bem, ajudam o intestino a absorver melhor os nutrientes da alimentação, melhorando a imunidade e acelerando a produção do hormônio do bem-estar e da felicidade: Serotonina.
10 - Aveia

Devido ao teor de fibra, a aveia diminui a concentração de açúcar no sangue, e acaba minimizar a produção do hormônio do estresse e da Insulina. Além de ser rica em vitaminas do complexo B, a aveia protege o organismo contra danos causados nos neurônios. Durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte. Seu carboidrato complexo promove energia de prazer ao cérebro, diminuindo a ansiedade.
Leia mais