O suco rosa é rico em flavonoides, que tem ação diurética, e antocianinas, que são anti-inflamatórias
Além da cor, que faz uma homenagem ao Outubro Rosa, o suco rosa feito a partir de laranja, beterraba, gengibre e limão tem outra característica benéfica: ele reforça o sistema imunológico e, portanto, colabora na prevenção do câncer. As frutas amarelas, alaranjadas e vermelhas são ricas em carotenoides, antioxidantes precursores da vitamina A, que estimulam a produção de células de defesa e ajudam nas respostas imunológicas do organismo, segundo a nutricionista Eliza Scarpin.
— As frutas cítricas também fortalecem o sistema imunológico por serem ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, substâncias resultantes dos processos metabólicos naturais do organismo e que são grandes responsáveis pelo enfraquecimento da imunidade — explica Eliza.
Antibactericida natural, o gengibre é um grande aliado na prevenção de infecções por bactérias. Incluí-lo na alimentação diária, em sucos e vitaminas, pode também ajudar a diminuir o enjoo.
Aposte no suco à base de beterraba combinado a frutas cítricas - em geral, a receita inclui uma fatia generosa de beterraba crua, descascada, combinada a uma unidade pequena de limão ou laranja ou até mesmo bergamota, além de água ou gelo a gosto - e até a outros tubérculos, como cenoura (ambos podem ser combinados na mesma proporção, acrescidos de 200ml de água ou água de coco). Por ser natuiralmente adocicada e fonte natural de açúcar, a beterraba costuma dispensar adoçantes nas preparações, o que também contribui para a manutenção de peso. No entanto, é recomendado ter cuidado com a moderação na ingestão do suco rosa: por ser um poderoso laxante natural, a beterraba em excesso pode causar dores abdominais - na dúvida, consulte sempre um nutricionista.
Para incluir na dieta já
Alho - rico em alicina, que inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.
Brócolis, couve-flor e repolho - têm sulfarofanos, capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas: seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.
Melancia, tomate e goiaba - ricos em licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha e que previne o câncer de próstata.
Uva vermelha - contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol), potentes agentes preventivos do câncer.
Chás verde e branco - fonte de compostos polifenoicos, que tem efeitos anticancerígenos, inibindo o surgimento e o desenvolvimento de tumores no pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.
Soja - contém isoflavonas, que ajudam contra várias formas de câncer, incluindo o de mama e o de próstata.
Linhaça - rica em lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.