Entender e conhecer a temperatura corporal do seu pet é essencial para cuidar da saúde dele, e perceber uma eventual febre.
Cada espécie tem uma temperatura corporal diferente. Muitas vezes, o comportamento do animal pode até nos enganar.
Seu pet pode ter feito exercícios por um longo período de tempo, por exemplo, ou ter brincado no sol, situações que promovem hipertermia sem ter relação com doenças. Se guiar pelo nariz, se está úmido, seco, frio ou quente, também não é confiável.
O primeiro passo é ter em casa um termômetro de uso exclusivo pet. E se aparecer 39 graus, não se assuste: é o que se espera para cães, gatos e coelhos.
Temperaturas normais para cães oscilam entre 37.5 a 39.5, enquanto os gatos ficam em torno de 38 a 39,2. Coelhos também se encontram nessa faixa de temperatura corporal, podendo até chegar aos 40.
Se a situação se prolongar e estiver associada à apatia, pode procurar um médico veterinário: seu mascote está com o que chamamos de febre inespecífica, aquela que não sabemos a causa, mas é bom averiguar.
Um exame clínico associado ao quadro poderá dar conta do que aflige o organismo do seu bichinho. A causa pode estar ligada a agentes agentes infecciosos, microorganismos patogênicos mais conhecidos por bactérias e vírus.
Leia mais:
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com