O mapa astral é dividido em 12 setores, chamados casas astrológicas. Essa é a base da astrologia. Cada espaço representa uma área da vida de uma pessoa, e o signo que ocupa cada uma dessas casas é estabelecido de acordo com a data e horário de nascimento.
Os temas de cada casa astrológica abrangem: vida amorosa, relação com a família, trabalho, desafios e diversos aspectos que compõem a personalidade de uma pessoa. Essas características são definidas a partir do signo que a ocupa. Assim, se um signo cuja qualidade é ser desapegado de bens materiais ocupar a casa dois, que faz referência ao aspecto financeiro, a pessoa terá a tendência a não ser tão preocupada com as responsabilidades que envolvem dinheiro.
Temas das Casas Astrológicas
As 12 casas astrológicas são geralmente representadas por um astro, como uma estrela ou planeta. Elas dizem respeito aos temas mais importantes da vida, formando um conjunto de características que contribuem para a construção da personalidade de um indivíduo.
Casa um
É a casa que indica o signo ascendente. Esse espaço é regido por Áries e Marte. Simboliza a identidade de uma pessoa, as impressões que cada um projeta para os outros. A primeira casa do mapa astral revela suas características mais marcantes, que predominam na sua personalidade.
Assim, uma pessoa com signo ascendente em Áries, por exemplo, expressará as características mais marcantes desse signo. É claro que a personalidade de uma pessoa não é definida apenas pelo signo ascendente, mas é o que indica a impressão que cada um transmite ao conhecer alguém.
Casa dois
É o espaço do mapa astral que simboliza os aspectos financeiros, recursos materiais e valores. É regida por Vênus e Touro. O signo que ocupa essa casa revelará como o indivíduo lidará com os bens materiais que possui ou que visa adquirir e como se organiza financeiramente. Além disso, a casa dois também fala sobre os valores de uma pessoa, autocontrole e até mesmo amor-próprio.
Casa três
É regida por Gêmeos e Mercúrio. É a casa que diz respeito a comunicação. É esse espaço que abre os aspectos sobre a maneira como nos relacionamos com outras pessoas. Revela como a pessoa fala, se expressa verbalmente, escreve. Além disso, também mostra como alguém lida com os estudos e aprendizados, abrangendo a capacidade intelectual e a forma de pensar.
Casa quatro
É regida por Câncer e a Lua. Este espaço abrange as relações familiares. O signo que ocupar essa casa revelará como a pessoa lida com a família e também com o ambiente doméstico. Além disso, diz respeito ao senso de segurança emocional, raízes, heranças, memórias e, especialmente, a relação com a figura materna.
Casa cinco
É regida por Leão e o Sol. É a casa que fala sobre diversão, hobbies e romances. O signo que ocupar esse espaço indicará aspectos sobre habilidades artísticas e como o indivíduo expressa sua individualidade. A casa cinco também revela como a pessoa trata os relacionamentos românticos.
Casa seis
É regido por Virgem e Mercúrio. Representa como o indivíduo lida com sua vida profissional. Simboliza a ética, relacionamento com colegas, organização, capacidade de cooperação, e eficiência. Além disso, essa casa também fala sobre como cada um lida com aspectos da saúde, se mantém hábitos saudáveis e se cuida de forma adequada das questões psicológicas.
Casa sete
É regida por Libra e Vênus. É o espaço astrológico que fala sobre parcerias e relacionamentos. O signo que ocupar essa casa trará aspectos sobre como a pessoa lida com relacionamentos e compromissos de longo prazo. Fala sobre como é o trato com conflitos e desafios.
Casa oito
É regida por Escorpião e Plutão. A oitava casa do mapa astral representa temas mais profundos, que envolvem mistérios e complexidades. Em geral, simboliza como cada um lida com transformações, emoções, dificuldades e também espiritualidade. Além disso, também revela aspectos sobre sexualidade, intimidade, força e poder interior.
Casa nove
Regida por Sagitário e Júpiter. É a casa que representa como cada um lida com o lado espiritual, a busca por um propósito de vida, crenças filosóficas e religiosas. Além disso, também fala sobre a relação do indivíduo com estudos e a maneira como compreende o mundo e o universo.
Casa dez
Regida por Capricórnio e Saturno. Também é conhecida como "Meio do Céu". Isso significa que estava no topo do céu quando a pessoa nasceu. Assim, a casa dez revela qual é o propósito de vida. Por isso, simboliza a carreira, metas, autoridade e liderança, como cada um lida com regras e normas e também a expressão da identidade no ambiente profissional. Além disso, é esse espaço que também releva como é a relação com a figura paterna em sua vida.
Casa 11
Regida por Aquário e Urano. Representa a vida em comunidade. O signo que ocupar a casa 11 trará características sobre como a pessoa lida com suas relações em grupo, desde trabalho até engajamento em comunidades e associações. É o setor que fala sobre amizades, trabalho em equipe e senso de justiça social.
Casa 12
É regida por Peixes e Netuno. É a casa que representa o subconsciente. Revela como a pessoa busca autoconhecimento, conexão com o sagrado ou divino. Fala também sobre as fraquezas e tudo aquilo que o indivíduo não externa, como os segredos pessoais. É a faixa astrológica que lida com intuição, sonhos, libertação e desapego.
Produção: Giovanna Batista