Oi, gente!
Quem me acompanha aqui e no Instagram sabe que tirei uns dias de folga na semana passada e me mandei pra Itacaré, que fica no sul da Bahia.
Fazia tempo que não viajava aqui dentro do Brasil. Coisa linda, lugar incrível... Praias maravilhosas, sossego, descanso, sol, mar, calor, vida cheia... Sabe?
Itacaré é um destino perfeito pra quem gosta de tudo isso. Por isso fiz um guiazinho de viagem básico para vocês que curtiram as fotos. Vamos lá :)
A maioria dos looks que me acompanharam nessa trip são da Trópico. A coleção tá lindona, vale conferir.
ONDE FICAR
Me hospedei na Barcaça Pousada. Fiz tudo pelo Booking e, chegando lá, foi melhor que a expectativa. A pousada do paulista Fábio, super gente fina, é bonita, aconchegante, tem piscina boa, sala de TV pra assistir jogos de futebol (sim...), café da manhã ótimo (amoooo tapioca!). O preço é justo, super recomendo.
ONDE COMER
Opções de restaurantes legais não faltam na cidade. São vários na Pituba (rua que é tipo um centrinho com lojinhas, bares, restaurantes, artesanato local). Fui no Manga Rosa (frutos do mar), no Tio Gu Café (crepes doces incríveis), no Tia Deth (bem simplezinho na beira da praia, mas comida excelente), na pizzaria Beco das Flores (dizem os baianos que já foi eleita a segunda melhor do mundo) e em outros que não lembro o nome (sorry!). Na estrada Ilhéus - Itacaré também tem o Casa das Empadas, pra você parar e devorar uma moqueca de camarão ótima e, como o nome já diz, levar empadas delícia (sei lá quantos milhões de sabores) pra casa.
PRAIAS
Itacaré tem mais de 15 praias, todas lindas de morrer: as minhas preferidas são a Prainha (praia particular que você acessa por trilha de 40 min ou via Itacaré Eco Resort pagando um day use $$$ deles), Jeribucaçu (linda demais e com peixe na brasa e tapioca pra comer na beira da praia), Tiririca (praia com infra boa, cadeiras pra alugar e a melhor pro surf, onde rolam uns campeonatos) e Engenhoca (na trilha pra ela você passa pela praia chamada Havaizinho, também linda).
TRILHAS
Para acessar a maioria das praias (leia-se as mais bonitas) tem que fazer trilhas. Umas de 20, outras de 30, 40 minutos. Todas tem subida e descida, alguns obstáculos, mas é super tranquilo. Leve tênis, vá preparado. Para algumas praias (como para ir até a Prainha), leve um guia, pra não correr risco de se perder. É um bom exercício pra queimar as tapiocas, moquecas e orgias gastronômicas baianas. Na da Prainha o Gordo nos guiou, super gente fina. Pagamos R$ 25 por pessoa pelo trajeto + bom papo. Você não precisa achar os guias, já que eles te acham na entrada das trilhas. E, claro, pechinche ;)
LOCOMOÇÃO
A maioria das pousadas legais ficam na praia da Concha, área central com bares e restaurantes (que é a praia "menos bonita"). As praias que "a gente gosta" ficam um pouco mais afastadas do centro (nada demais). Por isso, você vai precisar de carro. Aconselho alugar no aeroporto de Ilhéus com a BR Locadora (preço justo e atendimento fácil, falar com a Lana, bem querida) usar o carro pra ir pra cá e pra lá e devolver no aeroporto na volta. As pousadas disponibilizam transfers, mas o preço não vale a pena. Cuide com os radares na saída e entrada de Ilhéus pra não trazer multinhas pra casa e respeite a velocidade (turistas são sempre alvos de dindim fácil).
BAIXA X ALTA TEMPORADA
A alta temporada de Itacaré é entre dezembro e março, onde os cardápios dos restaurantes mudam e o preço de tudo vai lá em cima. Justo, já que a cidade sobrevive de turismo. Entre junho e agosto é o mês das chuvas (mas nos 5 dias que ficamos só choveu algumas horinhas em um dos dias). Em setembro começa a temporada de seca, mas na baixa temporada rolam as melhores ondas. No Réveillon fica tão cheio que falta luz e água, e até as praias desertas bombam. Então, escolha o que combinar mais com você.
TEM QUE TER NA MALA
Leve: repelente, havaianas, roupas de praia, rasteira, máquina fotográfica. Deixe em casa: calça, salto alto, carteira recheada, celular (não pega bem).
Acho que é isso :)
Qualquer dúvida, comentem.
Tiririca super astral. Look Trópico
Prainha
Praia de Jeribucaçu
Praia da Costa
Praia da Arruda
Os chuveirinhos naturebas da Tiririca. Look Redley para Trópico
Larica do dia! Crepe de Nutella do Tio Gu Café
Jacuzzi natural na trilha da Prainha
Eu e Gordo muito amigos na trilha da Prainha
Beira da praia de Jeribucaçu. Look Trópico
Agitinho noturno na Pituba. Look Trópico
Açaí de rua na Pituba, quem não gosta?
A moqueca de camarão da Tia Deth
A clássica Tiririca
Vamos viajar?
BAHIA PARA TODOS
Marina Ciconet
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: