É quase impossível pensar na Itália e não associá-la imediatamente a um bom prato, ambientes aconchegantes e família reunida. Mas se o país está no imaginário como um local onde melhor se come confort food, também vem de lá uma gastronomia que agrega modernidade. E foi justamente esta a proposta do Estúdio Xingu, de Zeca Gerace e Victor Corrêa Jr., ao criar o visual deste bar e restaurante recém-inaugurado em São Paulo.
Com projeto do arquiteto Arthur Casas, o escritório especializado em criação, cenografia e visual merchandising e conhecido por seus trabalhos artísticos na capital paulista, agregou sua expertise em direção de arte, cinema publicitário e moda para a decoração do estabelecimento.
- A ideia foi interpretar de maneira moderna e artística os elementos típicos da cozinha mediterrânea, enfatizando ingredientes e objetos característicos como porcelanas, lenhas e livros de receita, numa montagem geométrica e visualmente surpreendente que realça as linhas arquitetônicas do restaurante - explica Victor.
Localizado na Oscar Freire, o local traduz a atmosfera despojada das casas de Roma e Milão, e apresenta como estrela do cardápio o mais simples e fresco símbolo italiano: a
mozzarella de búfala. A ambientação dos três espaços com capacidade total para até 120 pessoas valoriza as garrafas e latões usados para armazenar leite de búfala. O resultado é um agradável mix, com décor quente, despretensioso e aconchegante, bem como devem ser as refeições em família.
O empreendimento nasce do sonho do restaurateur Paulo Kress de levar a São Paulo um novo estilo de gastronomia italiana: pratos consistentes à base de mozzarellas, opções para compartilhar e uma extensa carta de drinques. O cardápio assinado pelos chefs Paulo Barros e Salvatore Loi mostra a versatilidade do ingrediente combinado a risotos, carpaccios, massas e também saladas.