Com Roland Garros a todo vapor e Wimbledon no próximo mês, essa época do ano é a favorita dos fãs de tênis. Em 2024, a moda também entrou no clima e abraçou a tendência, muito por influência do filme Rivais, estrelado por Zendaya.
Na turnê de divulgação, a atriz desfilou com looks especiais, os quais alimentaram ainda mais a febre pela moda das quadras, propondo uma variedade de peças inspiradas nesse estilo, que promete marcar ponto no nosso guarda-roupa.
Se a estética preppy, um mix que une colegial e uniformes de esportes considerados nobres, como golfe e tênis, já está em voga há algum tempo, o lançamento do longa dirigido por Luca Guadagnino, ambientado no universo das raquetes, consagra o momento. O chamado tenniscore, inspira-se, basicamente nas roupas esportivas e tenistas.
Zendaya, que adora apostar no method dressing – uma estratégia em que as estrelas vestem composições inspiradas nos seus personagens –, deu uma aula de inspiração e as produções repercutiram.
O estilo na prática
Existem diversas maneiras de incorporar a tendência no dia a dia, fugindo do óbvio e sem ter que mudar tanto o estilo. O conjuntinho de tricô bicolor com gola polo, por exemplo, remete imediatamente ao tênis. Mas, devido à silhueta da saia alongada e ao styling com meia calça e sapato de bico fino, ganha uma interpretação sofisticada e mais adulta.
Camisetas de gola polo são essenciais quando se trata das roupas prediletas para jogar tênis e ficam igualmente lindas em um contexto levemente diferente, mantendo o clima, mas variando materiais com tricô e jeans:
Para não ter dúvidas de como entrar nesse mood, também vale apostar na composição monocromática em branco total, marca registrada da prática.
Saia plissada
Emblemática no tênis, a saia plissada mais curtinha funciona tanto nas interpretações clássicas, na presença de outros elementos esportivos, quanto nas versões elevadas, usadas com plataformas e toques mais fashionistas.
Listras e o estilo retrõ
O colete com detalhe de listras nas bordas remete às peças tradicionais da prática, mas, com o auxílio das calças de alfaiataria – e também dos acessórios – passa bem longe do caricato. As listras encaixam ainda melhor se combinadas com saia plissada (veja ao lado).
Vale, também, se jogar no espírito retrô do esporte e apelar para as estampas quadriculadas e tênis com cara de vintage.
Acessórios e a terceira-peça
Também é possível injetar emoção à silhueta clássica experimentando uma cartela de cores diferente. Que tal unir tons de azul-marinho e verde? Se arrematar com um trench coat, ícone do estilo preppy, a produção fica com mais urbana, com ares de dia a dia.
Com suéter de zíper e tênis branco, dá para trazer o elemento da estética, porém, sem precisar cair no óbvio.
Não vale esquecer dos detalhes. Também é interessante apostar em um tênis branco com meia soquete na mesma tonalidade. O truque tem tudo a ver com a estética das quadras.
Ainda no quesito acessórios, podemos incluir o boné, que é imbatível quando a ideia é trazer toque esportivo à composição. É importante, porém, adaptar com detalhes, como a calça jeans e um brinco maxi, por exemplo, para não ficar tão literal.
E, por fim, para quem preferir um detalhe mais "feminino", a faixa no cabelo é ótima opção para aliar aos looks na inspiração tenniscore.