Se durante a tempestade já teve bonança, imagina depois. A chuva foi, o frio ficou, e mais gente ainda foi pro comer batata de tudo o que é jeito em São Francisco de Paula, na Serra. Nós não fomos embora por motivos de “10 opções de pratos com batata a 15 pila”, e também porque é demais ver gente boa se organizando pra fazer acontecer um festival tão legal. Fora o friozinho, a paisagem de meio de outono e a hospitalidade serrana, que valem a vinda sempre.
Como foi o primeiro dia do Festival Gastronômico da Batata em São Francisco de Paula
Castelli: dando um pulinho em São Chico
Por falar em hospitalidade, o nosso pré-festival começou com cafezinho passado na hora e bolo de cenoura no Parador Hampel.
E, depois de uma caminhada pelo lago, aproveitamos que o Marcos Livi tava preparando essa indecência aí da foto e tomamos o caldo de abóbora, com pão e queijo serrano pra arrancar de leve.
No caminho para o Festival, pausa para fotografar os plátanos resistindo à aproximação do inverno, na avenida principal de São Chico. Lindo!
Tão lindo quanto esse purê de batatas com truta (peixe que tem aos montes em São Chico), amêndoas e crisps de couve que foi o almoço. Sensacional! Lá do Castelli, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. E nós já falamos que tudo custava só R$ 15?
Pra fechar, depois de tanta batata, o Livi, nosso anfitrião, deu uma aula sobre 15 receitas com pinhão. Só pra lembrar que nem só de batata vive o homem, e que São Francisco tem muito pra oferecer.
Fim de mais uma farra gastronômica, já estamos contando os dias pra a próxima edição :)