O primeiro episódio da segunda temporada de House of the Dragon, adaptação da obra de George R. R. Martin, que também é produtor da série, estreou no canal HBO e na plataforma de streaming Max neste domingo (16). Um filho por um filho marcou o retorno do popular prelúdio de Game of Thrones e causou reações intensas dos fãs, que manifestaram suas opiniões — positivas e negativas — nas redes sociais.
Na nova leva de episódios, o conflito entre os Negros de Rhaenyra (Emma D’Arcy) e os Verdes de Alicent (Olivia Cooke) ganha novos contornos, ainda mais sombrios.
Confira, abaixo, os principais acontecimentos do primeiro capítulo da temporada e as reações do público. Atenção: o trecho abaixo contém spoilers.
Sangue e Queijo
Episódio conhecido como "Sangue e Queijo" pelos fãs dos livros é motivado pela ira e pelo luto de Rhaenyra. Após seu meio-irmão Aemond (Ewan Mitchell) assassinar seu filho mais jovem, Lucerys (Elliot Grihault), ela deseja se vingar.
Portanto, ordena que seu marido, Daemon (Matt Smith), se vingue por meio da morte de Aemond. Buscando realizar desejo de sua esposa-sobrinha, Daemon contata os assassinos de aluguel Sangue e Queijo para encomendar a morte do filho de Alicent.
Após entrarem escondidos na Fortaleza Real, os mercenários não conseguem localizar Aemond. Entretanto, eles dão de cara com a irmã do príncipe, a rainha Helaena (Phia Saban), e seus dois filhos. Eles obrigam a irmã e esposa do Rei Aegon II a escolher um de seus filhos para ser assassinado, e ela decide pela morte do mais novo.
O momento é marcante nos livros, mas a execução na série acabou dividindo opiniões. Isso porque há quem compare o nível de tragédia com o Casamento Vermelho, passagem de Game of Thrones conhecida por ser extremamente violenta e triste. Na opinião de uma parte dos telespectadores, a adaptação de Sangue e Queijo não entregou tanta emoção. No entanto, outros gostaram da cena.
Outros acontecimentos
Além do Sangue e Queijo, outros enredos ganharam destaque na trama. Um deles foi o envolvimento de Alicent Hightower com seu escudeiro, Criston Cole (Fabien Frankel). Com o falecimento do Rei Viserys, a ruiva cede aos seus sentimentos pelo cavaleiro, que, no passado, viveu um romance e foi rejeitado por Rhaenyra, rival de Alicent.
Em Winterfell, Jacaerys Velaryon (Harry Collett), primogênito de Rhaenyra, busca apoio da família Stark para o confronto contra os Verdes. Na visita ao Norte de Westeros, o herdeiro dos Negros conhece a Muralha e a Patrulha da Noite, guiado por Cregan Stark, antepassado de Ned Stark, de Game of Thrones.
A cena em que a Rhaenyra encontra os restos mortais de seu filho foi considerada pelos espectadores um das mais emocionantes do episódio. No trecho, ela encontra as roupas do filho e a asa do dragão no qual o menino voava, e se desespera ao constatar que ele realmente está morto.
Confira algumas das reações ao episódio na internet: