Conhecido por sua extensa trajetória na televisão, no cinema e no teatro brasileiros, Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira (12), aos 85 anos, vítima da covid-19. À imprensa e nas redes sociais, famosos lamentaram a partida do ator, que ocorre um dia após a morte de Paulo José, outro grande nome da cultura brasileira.
Thiago Lacerda revelou que o ator era uma de suas maiores referências artísticas. Além de contracenarem juntos em algumas produções, Thiago interpretou Capitão Rodrigo Cambará no cinema, personagem de Erico Verissimo vivido anteriormente por Tarcísio na minissérie O Tempo e o Vento, na década de 1980. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares do artista:
— Tarcísio era uma figura muito significativa para mim. Um grande colega, um grande companheiro, uma referência para tantos e tantos atores, para uma geração inteira, para algumas gerações. Para mim, o Tarcísio era imortal. Às vezes, a vida coloca a gente diante dessa força imensa que é o ciclo da vida. É uma perda enorme. Eu acabei de ficar sabendo e estou muito impactado pela ideia de não ter mais o Tarcísio por perto. Mas, ao mesmo tempo, muito grato por ter tido, ao longo desta minha jornada, algumas oportunidades de estar com ele, de dividir o set com ele, de aprender com ele.
Lucio Mauro Filho lamentou a circunstância da morte de Tarcísio, por covid-19, e enalteceu a trajetória e importância do artista para a cultura brasileira. "Tarcísio Meira é a história de nossa televisão. Assim como Paulo que partiu ontem, Tarcísio é raiz nessa árvore genealógica da arte de interpretar. Uma figura dessa importância, tão querido por um país, merecia um final melhor. Partir assim desse jeito, aplacado por essa doença maldita, enquanto sua grande parceira de uma vida inteira permanece sob os cuidados por também ter se infectado, é de uma tristeza que acomete até o mais insensível espectador. O mundo perde mais ainda seu brilho, quando uma estrela da magnitude de Tarcísio se apaga", escreveu em um trecho da postagem feita no Instagram, na qual referiu-se ao artista como "patrimônio do Brasil".
"O Brasil sabe o quanto você foi grande. Um grande pai, marido, amigo, ator, ARTISTA. Ontem com a perda do Paulo José refleti e constatei que estamos ficando órfãos. Sua partida no dia de hoje reforça ainda mais essa minha certeza. Obrigada por tanto, pela sua arte", escreveu Zezé Motta em sua conta no Instagram.
A atriz e apresentadora Tatá Werneck lembrou o legado do artista e prestou votos de saúde à atriz Glória Menezes, esposa de Tarcísio, que também luta contra a covid-19. "A TV e o teatro brasileiro devem honras a esse grande ator. Um beijo imenso em sua amada Glória Menezes e o querido Tarcísio Filho. Espero que muitas homenagens sejam feitas e que sua amada Glória consiga se recuperar rapidamente", escreveu.
Regiane Alves relembrou a importância de Tarcísio no início de sua carreira na televisão: "Que tristeza! Perdemos uma lenda da TV Brasileira. Quando fiz minha estreia na Globo ele estava lá… como de costume, sendo um excelente profissional. Descanse em paz, Tarcísio. Sua arte será sempre lembrada. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs".