Após batalhas musicais no The Voice Brasil, a Globo está preparando duelos culinários. No dia 10 de outubro, a emissora lança Mestre do Sabor, reality que promete colocar 24 candidatos para disputar o título de mestre-cuca mais idolatrado do país. O lançamento do projeto foi realizado nesta segunda-feira (2) para influenciadores e a imprensa.
No programa, que será exibido todas as quintas-feiras, a ideia é que ocorra o embate entre 24 chefs profissionais, divididos em três times. A apresentação do reality será de Claude Troisgros, considerado um dos maiores nomes da gastronomia nacional, que será acompanhado pelo chef João Batista.
Os três times que conduzem as disputas serão liderados pelos chefs Leo Paixão, Kátia Barbosa e José Avillez, que representam as cozinhas mineira, carioca e portuguesa, respectivamente.
Veja abaixo tudo o que se sabe sobre o reality
Seletiva de abertura
Para chegar à lista dos 24 candidatos que irão fazer parte da disputa, o Mestre do Sabor pediu que chefs de todo o Brasil preparassem seu melhor prato. Os três líderes - Leo Paixão, Kátia Barbosa e José Avillez - irão escolher seus favoritos só com base no paladar, sem saber o nome e a região de onde o aspirante vem.
A cada avaliação, o trio decide se o candidato merece uma vaga no seu time para seguir na competição. Se mais de um líder aprovar o candidato, ele é quem escolhe a equipe em que vai ingressar. Os três grupos seguem para a próxima fase com oito integrantes cada um.
As etapas
Ao todo, o programa terá seis fases. Após a divisão dos três times (Prato de Entrada), será a vez da etapa Na Pressão, dividida em duas partes: a primeira, no formato time contra time, é o Menu Confiança, em que cada grupo cozinha um menu completo, tendo o apresentador Claude como juiz; a segunda é a Batalha dos Cucas, em que os chefs do time perdedor cozinham individualmente e, com os votos dos três líderes, dois participantes deixam o game.
A seguir, vem a fase Duelos: a cada episódio, duplas são formadas, independente dos times e por escolha dos próprios cozinheiros, para a realização de uma tarefa. O dono do melhor prato de cada duelo continua no reality. Depois, é a vez da etapa Na Balança, com duas rodadas de provas individuais.
A penúltima etapa também acontece em duas partes. Primeiro, Claude volta ao papel de avaliador, degusta todos os pratos dos seis semifinalistas e coloca dois participantes na final. Em uma segunda rodada individual, os líderes assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante.
Final
Com quatro finalistas e mais duas etapas, o Mestre do Sabor definirá o grande campeão ao vivo. O vencedor leva para casa um prêmio de R$ 250 mil.
Exibição
Os programas inéditos serão exibidos às quintas-feiras, na Globo, logo após A Dona do Pedaço. Haverá uma reprise dos episódios com conteúdo extra, às sextas, no canal pago GNT.
Redes sociais
Além de assistir ao programa, o público poderá rever os melhores momentos pelos perfis da atração nas redes sociais. Estão previstos quizzes interativos, enquetes e o conteúdo exclusivo digital Supermercado do Chef, que responderá dúvidas comuns sobre produtos e os melhores itens para aquisição.
Números
A cozinha de Mestre do Sabor tem 12 bancadas individuais. São 220 pratos de cerâmica e porcelana, feitos especialmente para o programa; 120 facas distribuídas em 24 estojos individuais com cinco unidades cada um; mais de 600 utensílios; dez unidades de cada eletroportátil; e cerca de 350 itens no mercado, além de uma mistura entre equipamentos de uso profissional e doméstico.