Em 20 de março de 1983, tinha início o Vídeo Show, comandado, então, pela atriz Tássia Camargo. No começo, a ideia era mostrar os momentos mais marcantes da trajetória da Globo, que chegava aos 18 anos de história, em uma atração especial nas tardes de domingo.
Nos quatro anos seguintes, mais de 60 atores do elenco de telenovelas da Globo apresentaram o programa. Grandes nomes da dramaturgia nacional, como Tony Ramos, Fernanda Torres, Paulo José, Patrícia Pillar e Malu Mader, se revesaram em frente às câmeras, enquanto a atração encontrava sua identidade.
A partir de 1987, contudo, o Vídeo Show sofreu uma guinada. Marcelo Tas passou a liderar a atração, exibida nas tardes de sábado, enquanto também interpretava o personagem Cabeça Branca. Com quadros como Micro Especial Musical, com videoclipes, e A TV no Mundo, que mostrava como eram os programas televisivos em outros países, a fase não durou muito.
No mesmo ano, Miguel Falabella entrou em cena e mudou a história da atração. Por 15 anos à frente do programa, ele apresentou 2.618 edições do Vídeo Show. Durante este período, muito mudou na concepção do projeto, que passou a ocupar um lugar diário na grade da Globo, com quadros tradicionais como o Falha é Nossa e Túnel do Tempo.
Em 2002, foi a vez de André Marques assumir o comando do programa, marcando o início de uma nova era para o programa. No ano anterior, Angélica também estreara na produção, com o game show Vídeo Game, e os dois passaram a comandar as tardes na emissora.
Quase uma década depois, em 2011, a atriz Ana Furtado passou a acompanhar Marques na apresentação do programa. Pouco mais de dois anos se passaram e, em 2013, ele saiu do comando do Vídeo Show, após 13 anos liderando a atração. Na mesma época, Furtado foi substituída por Zeca Camargo, depois de um pequeno período no qual os repórteres se revesaram na apresentação. Em 2014, Otaviano Costa passou a dividir a bancada com Zeca.
Em 2015, mais mudanças: o programa voltou a ser ao vivo e a apresentação ficou a cargo de Monica Iozzi e Otaviano Costa.
Nos anos seguintes, atores como Joaquim Lopes, Giovanna Ewbank, Sophia Abrahão e Maíra Charken passaram pela bancada, de forma temporária.
Por fim, em julho de 2018, Vivian Amorim e Fernanda Keulla assumiram o comando da atração, ao lado de Sophia Abrahão, até o retorno de Joaquim Lopes, em novembro, quando as duas se despediram para voltar aos quadros da nova edição do Big Brother Brasil.