Com mais de 2,5 mil convidados, o casamento real entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle será realizado neste sábado (19), ao meio-dia no horário local (8h em Brasília), no Castelo de Windsor, no Reino Unido. A cerimônia será uma das mais aguardadas do ano, tanto que contará com transmissão ao vivo pela rede britânica BBC. Além disso, é esperada a presença de mais de 100 mil pessoas nas proximidades do castelo. Para ficar por dentro da história da família real mais consistente da modernidade, GaúchaZH listou 10 atrações disponíveis por serviço de streaming, que contam um pouco da história da realeza britânica.
The Crown (2 temporadas)
Inspirada em fatos reais e adaptada da peça de teatro The Audience, a produção mostra a ascensão da rainha Elizabeth II (Claire Foy, que ganhou o Globo de Ouro pelo papel em 2017) ao trono britânico após a morte precoce do pai, o rei George VI (Jared Harris), no começo da década de 1950. Além de mostrar como a chegada ao trono interferiu no casamento da jovem rainha com Philip Mountbatten (Matt Smith, de Doctor Who), a trama também foca na relação da rainha com o lendário primeiro-ministro Winston Churchill (John Lithgow), e com a irmã, a princesa Margaret (Vanessa Kirby). Disponível no Netflix.
The Royal House of Windsor (6 capítulos)
Um dos documentários mais completos da dinastia Windsor, The Royal House of Windsor é dividido em 6 capítulos. Eles são separados de acordo com fases que a realeza britânica passou, desde a abdicação de Edward VIII até o conflito de visões de mundo que a Rainha Elizabeth II tem com seu filho e sucessor à Coroa, o príncipe Charles. Disponível no Netflix.
She Wolves (3 capítulos)
Esta série documental de três capítulos explora o papel quase sempre ignorado das mulheres na monarquia inglesa, desde Leonor da Aquitânia até as três rainhas da Casa de Tudor. Disponível no Netflix.
A Jovem Rainha Vitória
O longa conta a história da prodígia rainha Vitória. Dominada por sua mãe possessiva (Miranda Richardson) desde criança, a jovem Vitória (Emily Blunt) se recusa a conceder a ela a regência nos últimos dias de seu tio, William IV (Jim Broadbent). Pouco antes de ser coroada, Vitória se aproxima de Albert (Rupert Friend), príncipe da Bélgica, que se afeiçoa a ela. Após ser coroada, ela passa a ser cortejada pelo lorde Melbourne (Paul Bettany), primeiro ministro da época. Dividida entre Melbourne e Albert, Vitória se vê diante de uma crise institucional devido à sua interferência nos assuntos políticos do país. Disponível no Net Now.
The Royals (6 episódios)
Reunido em seis episódios temáticos, o documentário traça um panorama da história da atual família real. Começando pelos casamentos, incluindo a cerimônia do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, passando pelos bebês reais, os animais de estimação da família real, os escândalos que afetaram a realeza e as mortes. Disponível no Netflix.
A Outra
O filme conta o episódio polêmico envolvendo o rei Henry Tudor, responsável pelo primeiro divórcio real e criação da Igreja Anglicana. Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar o coração do rei Henry Tudor (Eric Bana). Elas são levadas à corte e logo Maria conquista o soberano, dando-lhe um filho ilegítimo. Porém isto não faz com que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas passar para trás tanto sua irmã quanto a rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent). Disponível na Netflix.
O Discurso do Rei
Vencedor dos prêmios Oscar 2011 de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, o longa conta a história do Rei George VI, pai de Elizabeth II, conhecido também por ser gago e estar no poder durante a 2º Guerra Mundial. O filme mostra os esforços de George para superar a gagueira em seus discursos a fim de fornecer suporte emocional à Inglaterra durante a guerra. Disponível na Netflix.
The Virgin Queen
Mostrando Elizabeth I em uma fase mais madura, o filme parte do momento em que ela começa a sentir uma forte atração pelo belo Sir Walter Raleigh (Richard Todd), a ponto de transformá-lo em capitão da guarda pessoal. Mas além de lidar com as complicadas questões de seu reino, sua Majestade terá que enfrentar a paixão de Walter por Beth Throgmorton (Joan Collins), uma de suas damas de companhia, uma mulher ardilosa e bem mais jovem. Disponível no Netflix.
Lady Di: Suas Últimas Palavras
O documentário sobre Lady Di foi feito a partir de imagens da princesa gravadas entre 1992 e 1993 no Palácio de Kensington por Peter Settelen, professor de dicção que ajudava a princesa a preparar seus discursos públicos. A obra narra a vida amorosa e o fracasso do casamento dela com o príncipe Charles e revela que a princesa Diana se apaixonou por um guarda-costas com quem, inclusive, chegou a pensar em fugir. Disponível na Netflix.
Secrets of Great British Castles (6 episódios)
A série documental de 6 episódios mostra o historiador Dan Jones explorando as histórias da realeza por trás de seis milenares castelos britânicos: Warwick, Dover, Caernarfon, The Tower of London, Carrickfergus e Stirling. Disponível no Netflix.