Assim que subir ao palco principal do Planeta Atlântida, às 3h da manhã, o rapper de corpo raquítico, mais de 1m90cm de altura e tatuagens da ponta do pé ao canto do olho deve ser recebido com urros pelos planetários que vão ficar até o último momento do festival esperando pela apresentação.
Esse é Wiz Khalifa, um dos principais nomes do hip hop e figura consagrada no cenário internacional há pelo menos cinco anos. O norte-americano de 28 anos chega ao Planeta no auge do sucesso de See You Again - trilha sonora de Velozes e Furiosos 7 -, tendo de lidar com uma polêmica envolvendo Kanye West e prestes a lançar seu sexto álbum. Conheça um pouco sobre o rapper, atração internacional que neste sábado fecha a programação do Planeta Atlântida deste ano.
Polêmica é com ele mesmo
Houve a época em que brigas entre rappers acabavam em agressões verbais em letras de música, troca de tiros, guerra de gangues e até mortes. Pois agora tudo é resolvido pelo Twitter, como aconteceu com Wiz Khalifa e Kanye West nessa quarta-feira. Graças à mudança de título do novo álbum de West, Khalifa pegou pilha, provocou o rapper rival e acabou levando uma resposta agressiva. Como os dois já foram namorados da modelo Amber Rose, com quem Khalifa tem um filho, West encerrou a discussão com a seguinte insinuação: "Você não teria seu filho se não fosse por mim". A coisa ficou feia, Amber Rose interveio, mas, ao final, tudo acabou ficando por isso. Na quarta mesmo, Khalifa relembrou a treta em um show na Argentina, gritando "dane-se Kanye" (não exatamente com essas palavras) no meio de uma música.
Rap ostentação
No canal oficial de Wiz Khalifa no YouTube, três elementos são constantes: álcool, maconha e hoverboard (aquele meio de transporte divertido que tem cara de skate, mas anda em todas as direções sem precisar de impulso). Mesmo nos aeroportos onde chega, Khalifa aparece sempre se locomovendo com sua tábua com rodas brilhantes (ele foi até preso em Los Angeles por andar com um desses dentro do aeroporto), bebendo champanhe e fumando maconha. A erva, aliás, é um dos assuntos preferidos nas músicas do rapper. Não é à toa que grande parte de suas composições leva títulos referentes à droga, e um de seus discos de maior sucesso se chama Rolling Papers (termo em inglês para se referir ao papel de enrolar baseados).
Na tela do cinema
Grande parte do sucesso de Wiz Khalifa se deve ao cinema. Não que o rapper tenha feito carreira em Hollywood, mas o maior hit de sua carreira, See You Again, alcançou o topo das paradas depois de ser incluído na trilha sonora de Velozes e Furiosos 7 - primeiro filme da franquia sem o ator Paul Walker, morto em 2013 -, que acabou se tornando a terceira maior bilheteria da história. A reboque do sucesso do filme, See You Again foi o videoclipe mais visto no YouTube em 2015 e, atualmente, já conta com mais de 1,4 bilhão de visualizações.
Ele não está sozinho
Quem gosta do som de Wiz Khalifa vai ter mais uma série de atrações para curtir neste sábado, no segundo dia de Planeta Atlântida. Se até Edi Rock, dos Racionais, disse que gostaria de tocar com sua banda no sábado, já que esse é o dia com mais artistas de rap, a escalação deste sábado deve agradar os planetários fãs do gênero. O Palco Planeta, por exemplo, abre os trabalhos com Criolo, um dos melhores artistas do novo rap nacional. Ele deve apresentar músicas de seus dois discos mais recentes como Não Existe Amor SP, Bogotá, Subirudoistiozin e Convoque seu Buda. A ConeCrewDiretoria, banda que une o rap de raiz a outros estilos, também vai fazer a cabeça da galera em um show imperdível com a participação de Anitta e Flora Matos. Ainda com influências parecidas com as de Khalifa, estão escalados para este segundo dia de Planeta artistas como O Rappa e Sany Pitbull.