Além do Tempo entra em uma nova fase a partir do dia 20 de outubro, mas certas rivalidades se repetirão com força total.
Emília (Ana Beatriz Nogueira) foi aconselhada pelos amigos a esquecer o ódio que sente pela Condessa Vitória (Irene Ravache). Como isso não aconteceu, ela terá que reencontrar a rival 150 anos depois, com um parentesco muito mais próximo do que nora e sogra.
Nos dias atuais, Vitória aparecerá como mãe de Emília. Esta, por sua vez, voltará a ser mãe de Lívia (Alinne Moraes). Ou seja, a relação da mocinha com a avó continuará tão forte quanto na vida passada.
A diferença é que Emília será a grande megera da nova fase, já que ainda carrega dentro de si os rancores do passado. Além disso, ela reencarna como uma mulher rica e poderosa, muito parecida com o que a Condessa foi um dia, como explica a autora, Elizabeth Jhin:
- Vamos ver como é que Emília, que tanto criticou Vitória na outra vida, está lidando com o poder e o dinheiro nesta encarnação. É fácil julgar os outros quando não se está na mesma situação. Por isso todo julgamento que fazemos de outras pessoas é tão injusto.
Mortes trágicas marcam fim da primeira fase de Além do Tempo
A sinopse da segunda fase, divulgada pelo Extra, deixa bem claro que a grande lição da novela é "a segunda chance" que podemos ter para consertar, ou não, os erros do passado. Nesta ou na outra vida:
"Uma chance de, agora, nos dias atuais, não repetirem os mesmos erros do passado. Somos humanos e nada, nem as alegrias, nem os acertos, os erros, nem as desgraças, nos são estranhos. Em cada vida temos a chance de evoluir, de tentar superar nossos limites, está em nossas mãos ao menos tentar. Para isso possuímos o livre arbítrio... essa dádiva que nos torna senhores do nosso destino. Nesta... e em todas as vidas que ainda teremos que viver...", adianta a autora.
A Condessa Vitória também se reencontra com outra pessoa fundamental de sua vida anterior. Zilda (Nivea Maria), desta vez, será cunhada daquela que um dia foi sua patroa. O jogo aqui também se inverte, já que Zilda tem nas mãos a fortuna da família e humilhará Vitória, que a esta altura estará falida e endividada.
Lívia, como já contei aqui, terá um reencontro emocionante com seu amado Felipe (Rafael Cardoso). E mais uma vez, é Melissa (Paolla Oliveira) quem será a grande pedra no caminho do casal, ainda mais que agora será esposa de Felipe.
Estou curiosa para ver se Elizabeth Jhin manterá a ótima qualidade da história nessa nova fase. O público, em geral, está um pouco receoso com essa mudança, que será um grande desafio para a autora.