Michelangelo por Alessandro Del Pero
Ao destacar os temas do retrato e do ambiente de ateliê, seus trabalhos de grandes dimensões chamam atenção pelos diálogos mais ou menos evidentes com mestres como Van Gogh, Picasso, Modigliani e Bacon, entre outros. Autorretrato de Alessandro Del Pero
O resultado é a reunião de mais de cem trabalhos que "conversam" por meio do retrato. Há desde pinturas de nomes fundamentais da visualidade moderna gaúcha, como Ado Malagoli, Carlos Scliar, Iberê Camargo, Leopoldo Gotuzzo, Xico Stockinger e Vasco Prado, até trabalhos em fotografia e outras linguagens contemporâneas de artistas gaúchos e de outros Estado. Na abertura, haverá performance da artista Élle de Bernardi. Van Gogh por Alessandro Del Pero
Com as duas exposições inauguradas agora, o Margs passa a exibir seis (leia mais abaixo). É o momento em que o museu apresenta sua melhor programação neste semestre. Desde que assumiu na virada de governo do Estado, o novo diretor, Paulo Amaral, tem lidado com falta de recursos e dificuldades institucionais para estabelecer um programa.

Há um corpo a corpo entre obras e espectador nas duas exposições que o Margs inaugura nesta quinta-feira (25/6). Ou melhor, um cara a cara. As primeiras mostras de maior fôlego apresentadas pela nova direção do museu, que assumiu há seis meses, levam a um passeio visual que mostra como o retrato, um tema milenar e constante na história da arte, se transformou desde as obras acadêmicas do século 19 até a produção dos artistas contemporâneos.
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São duas mostras, mas é como se uma estivesse dentro da outra. Na galeria central do térreo, "O Ateliê como Autorretrato" traz pinturas de Alessandro Del Pero. O italiano radicado nos EUA chega a Porto Alegre em uma iniciativa da galeria Arte & Fato, que comemora 30 anos. Artista que vive no Harlem, efervescente bairro cultural de Nova York, Del Pero, 36 anos, se dedica a uma pintura figurativa que flerta com alguma abstração.

- O ateliê e o retrato são pretextos. Em geral, todo tema em pintura é um pretexto - diz Del Pero, na montagem da exposição. - E, a julgar por todo o seu histórico, a pintura, ainda que contemporânea, sempre terá o passado como referência, como um modo de leitura e recriação.
Circundam as grandes pinturas de Del Pero trabalhos que, nas galerias laterais, compõem a mostra "Caro, Cara... Retratos Correspondentes no Acervo Margs e Artistas Convidados". Curador das duas exposições, o artista André Venzon viu nas pinturas do italiano a possibilidade de retomar a ideia de investigar visualmente a recorrência do retrato e seus diferentes tratamentos na produção artística. Além de garimpar peças do museu, ele convidou artistas que não estão incluídos no acervo e buscou obras de colecionadores.

Percorrendo as dezenas de imagens de rostos ao longo das exposições, o observador mais atento reconhecerá algumas pinturas de Del Pero, colocadas de modo intencional em meio aos trabalhos de outros artistas. Há, inclusive, um autorretrato.
- Temos o retrato mais tradicional, mas também trabalhos que lidam com a perda da identidade, o desaparecimento dela e depois a retomada do retrato como disfarce. É um ensaio sobre as alterações do retrato e o papel da identidade na produção artística - diz Venzon.

Se deixou de lado as curadorias mais adensadas e o foco no acervo do Margs, política que marcou a gestão anterior, de Gaudêncio Fidelis, o novo diretor tem se empenhado em abrir as portas do museu para artistas e grupos locais. Contudo, a ausência de um perfil curatorial melhor definido traz como desafio manter uma programação continuada, de qualidade e relevante. Depois de hospedar parte da 10ª Bienal do Mercosul no segundo semestre, Amaral afirma que há planos de o Margs voltar a receber mostras internacionais:
- Estamos aceitando propostas dos artistas e também buscando parcerias para exposições de fora importantes. Queremos trazer uma mostra de Bernini que vem do Vaticano para o Rio de Janeiro e depois vai a Buenos Aires. Seria um dos destaques de 2016, mas ainda estamos em tratativas. O museu não tem dinheiro para exposições. Tudo ocorre por apoios e pelo papel da Associação de Amigos do Margs.
"Alessandro Del Pero" e "Caro, Cara"
> Abertura nesta quinta-feira (25/6), às 19h.
> Visitação até 26 de julho, de terças a domingos, das 10h às 19h. Gratuito.
> Margs (Praça da Alfândega, s/nº), fone (51) 3227-2311.
> As exposições: Alessandro Del Pero - O Ateliê como Autorretrato apresenta trabalhos do artista italiano radicado em Nova York na galeria central do térreo em diálogo com trabalhos da coletiva Caro, Cara... Retratos Correspondentes no Acervo Margs e Artistas Convidados nas galerias laterais. Curadoria de André Venzon.
Pintura de Alessandro Del Pero

As outras 4 exposições
> "Esboços do Cárcere" - Apresenta desenhos que o artista uruguaio Julio Mancebo realizou nos locais onde foi mantido preso pela ditadura de seu país durante os anos 1970.
> "Entre Silêncios" - Traz a produção da artista gaúcha Marta Penter, com desenhos e pinturas que embaralham hiper-realismo e invenção em cenas que destacam as cores azul, preto, branco e cinza.
> "Fotografias" - Oportunidade de se apreciar o trabalho do fotojornalista português Fernando Ricardo, desde cenários de guerra conflagrada até personalidades como José Saramago e Nelson Mandela.
> "Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS" - Não é uma mostra de arte, mas reúne imagens documentais ricas na ambientação da rudeza da vida dos imigrantes que chegaram à Serra.
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