Gaúcha de Arroio do Tigre radicada em São Paulo, Manuela Eichner volta ao Sul para apresentar a exposição Monstera Deliciosa, um Desejo Ambiental. A mostra terá abertura nesta quinta-feira e visitação de sexta até o dia 26 de abril, na Galeria Ecarta.
Composta exclusivamente de colagens de objetos do cotidiano ("assemblagens", no jargão artístico), Monstera Deliciosa incorpora desde o título uma referência ao lugar da natureza no dia a dia - trata-se do nome de uma planta que é muito comum em casas e outros ambientes contemporâneos e que também se faz conhecer pelo apelido Costela de Adão.
Leia mais notícias sobre artes visuais
- Gosto de lembrar que Monstera vem de "monstro", o que de certa forma define a relação de estranheza que construímos com a natureza ao nosso redor atualmente. Com a natureza e também com os alimentos, que estão muito presentes nas colagens - diz a artista, em meio à finalização da montagem da exposição.
Leia matérias sobre entretenimento
E quanto ao feminino, já que a expressão Costela de Adão remete à condição da mulher na mitologia bíblica? A artista responde:
- Sabe que, vendo o conjunto da exposição, me dei conta de que há referência ao feminino, sim, inclusive porque uso muitas imagens de mulheres, que busquei via Google ou em revistas. Mas gosto de abrir perspectivas para o visitante, usar a forma para dar entrada em vários assuntos. Não me agrada muito a ideia de criar para defender determinadas bandeiras.
Foto: Manuela Eichner/Divulgação
Os trabalhos de Monstera Deliciosa surgiram a partir do final do ano passado, quando Manuela foi convidada pela galeria Prototyp& a "construir um ambiente", em suas palavras, com a colaboração de um arquiteto. Trazer a exposição para Porto Alegre a fez repensar esse ambiente, mudando a relação dos trabalhos com o espaço em que eles estão inseridos.
A Monstera, lembra, é um elemento destacado na decoração de interiores - como se fosse uma cota de natureza em meio ao ambiente de concreto. A distância entre o corpo humano e elementos da natureza (como os alimentos) é um dos conceitos que norteiam ambas as montagens, na Prototyp& e na Ecarta.
Exposição de Manuela Eichner
Abertura nesta quinta-feira, às 19h
Visitação até 26 de abril, de terça a sexta das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.
Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre).
Entrada franca.
Informações: (51) 4009- 2971 e www.ecarta.org.br.
Preste atenção! nos dias 24, 25 e 26 de março, das 14h às 17h, a artista ministrará uma oficina gratuita no próprio espaço expositivo, buscando a troca de ideias sobre os trabalhos e a criação artística.
A Monstera e nós
Manuela Eichner apresenta exposição de colagens na Galeria Ecarta
Mostra será inaugurada nesta quinta e segue até o dia 26 de abril
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: