
Jorginho Sampaio morreu na madrugada desta quarta-feira (13), aos 65 anos. Ex-presidente do Esporte Clube Vitória, ele foi um dos grandes nomes da produção cultural na Bahia. A causa da morte não foi divulgada.
Na década de 1990, Sampaio foi dono da produtora de axé Perto da Selva, considerada uma das maiores da Bahia, tendo trabalhado com artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Tatau, que cantava na banda Ara Ketu, e o grupo Jammil e Uma Noites.
A partir de 2006, ele passou a se dedicar ao futebol, assumindo a presidência do Vitória e levando o time da série C para a série A. Sampaio comandou o clube até 2009 e a última passagem pelo clube foi em 2017, como assessor do departamento de futebol.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do Vitória, o empresário passava por problemas de saúde após sofrer cinco infartos e ter de colocar oito stents — procedimento para reabrir artérias estreitadas, restaurando o fluxo sanguíneo e estabilizando o ritmo do coração. Além disso, ele contraiu covid-19 em 2020.
Em nota de pesar, o Vitória lamentou a morte do ex-presidente.
"O ECV, seus dirigentes, conselheiros e funcionários lamentam a perda e se solidarizam com os familiares de Jorge Sampaio neste momento de grande tristeza", escreveu o clube em comunicado publicado no site oficial.
Jorge Sampaio deixa a esposa, Tânia, e a filha, Marina. A família ainda não informou o local do velório e sepultamento.