O Metallica cancelou os shows que realizaria nos festivais Sonic Temple e Louder Than Life, ambos nos Estados Unidos, mas confirmou as demais apresentações de 2020, incluindo a turnê sul-americana – que passará por Porto Alegre no dia 21 de abril, na Arena do Grêmio. A produtora Live Nation informou a GaúchaZH que a turnê brasileira segue confirmada.
Em carta emocionada aos fãs publicada nesta segunda-feira (24) no site oficial e nas redes sociais da banda, o vocalista e guitarrista James Hetfield explica que a banda não participará dos dois festivais norte-americanos porque ele terá compromissos para sua recuperação. Em setembro de 2019, o músico foi internado em uma clínica de reabilitação para tratar o vício em álcool, o que motivou na ocasião o adiamento de turnês na Austrália e na Nova Zelândia.
"Minha intenção com esse comunicado é dizer 'desculpa' a cada um de vocês. A realidade é que não priorizei minha saúde no último ano da turnê e agora sei que minha saúde mental vem antes", declara Hetfield na nota desta segunda-feira. "Olhando pelo lado bom, minha terapia está indo bem. Era totalmente necessário para mim cuidar de minha saúde mental, física e espiritual."
O vocalista destacou que "a banda vai tocar em todos os outros shows anunciados de 2020": "Quero voltar a tocar e ver todos os nossos grandes fãs sul-americanos em abril", escreveu, em referência à turnê que passará pelo Brasil.
Hetfield encerra a carta se dizendo otimista com as bênçãos que recebeu e com o que o futuro trará para além de 2020: "Agradeço pelas orações e pelo apoio de todos desde que fui para a reabilitação no último setembro". E encerra: "Como a mariposa no fogo (referência à música do Metallica Moth Into Flame), ser um humano nessa carreira tem seus enormes desafios e pode ser difícil. O entendimento de vocês ajuda na cura".