Na última sexta-feira, Kanye West lançou o clipe da canção Famous, no qual apresenta bonecos de cera de celebridades nuas, em uma cena que remete a momentos posteriores a uma orgia, como o casal Rihanna e Chris Brown, que se separou após o rapper agredir a cantora, o candidato à presidência norte-americana Donald Trump e sua esposa Kim Kardashian. A faixa, presente no disco The life of Pablo, já havia gerado controvérsia em seu lançamento. Na letra, Kanye alega ter feito Taylor Swift – que também aparece no vídeo – famosa e, por isso, ela transaria com o cantor. O clipe só está disponível no Tidal, plataforma criada pelo rapper Jay Z.
Em entrevista à Vanity Fair, Kanye resumiu o clipe como "um resumo sobre a fama". Segundo o rapper, muitas das pessoas para quem ele mostrou o vídeo "também queriam estar naquela cama", ao lado de Rihanna, Chris Brown, Donald Trump e George W. Bush, entre outros. "Esse vídeo não é em apoio ou contra nenhuma das pessoas do vídeo", disse o músico.
Leia mais:
Quem são os personagens do clipe polêmico de Kanye West
"Famous", polêmico vídeo de Kanye West, é disponibilizado no YouTube
Decifrando Lemonade: o que você precisa saber sobre o novo álbum-visual de Beyoncé
Apesar da nudez de todos os envolvidos, Kanye garantiu ter sido "muito cuidadoso com as cenas que tivessem algo sexual, para retirá-las". Houve quem achasse que o clipe se passasse após uma orgia fictícia. Em seu Twitter, ele perguntou: "alguém já pode me processar? Vou esperar". O tweet, claro, foi deletado.
Até o começo da noite de domingo, apenas uma das celebridades envolvidas tinha se manifestado sobre o clipe. Chris Brown, que chegou a ser preso por agredir sua então namorada, Rihanna (que também aparece no clipe), parece não ter se importado. “Por que minha bunda tem que aparecer e parecer uma figura de cera? Esse Kanye é maluco! Talentoso, mas louco (risos)!”.
Para criar Famous, West se inspirou na obra Sleep, do artista plástico Vincent Desiderio, mas não só. "Matthew Barney é meu Jesus", disse ele, sobre o artista plástico americano que tem obras em Inhotim, em Belo Horizonte, e foi casado com Björk.
A produção durou cerca de três meses. "Talvez em um universo alternativo eu e George W. Bush pudéssemos ter sido amigos. Eu poderia ter sido o amigo negro do O.J. Simpson no campo de golfe", conjecturou.
Famous é um single do disco The life of Pablo. "Eu digo muitas coisas que outras mulheres não deixariam seus maridos dizerem", disse Kanye, sobre o verso em que cita Taylor Swift. "Mas minha mulher também publica fotos que outros maridos também não deixariam que ela publicasse. Uma das chaves para a felicidade no nosso casamento é que podemos ser nós mesmos.