Com uma carreira marcada por altos e baixos, Nicolas Cage já foi de vencedor do Oscar de melhor ator a meme na internet por atuações que acabaram ridicularizadas pelo público. Vivendo uma boa fase, seu mais recente trabalho, o longa Pig, lançado em julho nos Estados Unidos, tem ecoado entre a crítica como o mais brilhante de seus papéis. Mas será que este é mesmo o melhor filme de Cage?
Pensando nisso, GZH reuniu os cinco melhores e piores filmes de toda a carreira de Nicolas Cage. Para compor o ranking, foram consultadas as avaliações de críticos nos sites especializados Rotten Tomatoes e Metacritic, além das notas atribuídas pelos espectadores no IMDb. Os valores foram somados e divididos por três para formar a média que definiu o lugar de cada produção na lista (spoiler: o primeiro lugar não ficou com o aclamado Pig). Confira:
Melhores
5) Mandy: Sede de Vingança - 7,4 pontos
Nicolas Cage vive Red, um homem que perde sua esposa durante o ataque de uma seita religiosa que invade sua residência. Decidido a se vingar pela morte de Mandy (Andrea Riseborough), ele sai em uma caçada pelos fanáticos que assassinaram o amor de sua vida. A performance de Cage no filme de 2018, repleto de violência e cenas angustiantes, foi avaliada como "extravagantemente excêntrica" por Geoffrey Macnab, crítico do The Independent.
- Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube e Google Play.
4) Morte por Encomenda - 7,46 pontos
Considerado "uma joia neo-noir escondida, com algumas rachaduras deliciosas em sua superfície" pela crítica no Rotten Tomatoes, o filme de 1993 mostra Cage como Michael, um ex-fuzileiro naval que se envolve em uma enrascada ao ser confundido com um assassino profissional pelo homem que contratou o sicário para matar a esposa. Michael, então, finge ser o matador e pega parte do dinheiro, mas acaba revelando à mulher do contratante seus planos de matá-la.
- Onde assistir: disponível no YouTube.
3) A Outra Face - 7,76 pontos
Estrelando Nicolas Cage e John Travolta, o longa dirigido por John Woo mostra a obsessão do agente do FBI Archer (Travolta) em fazer com que o terrorista Castor Troy (Cage) seja preso. Quando ele fica entre a vida e a morte após um acidente de avião, Archer se submete a uma cirurgia plástica para ter o mesmo rosto que o terrorista e poder se infiltrar na organização criminosa. Troy, por sua vez, tem a mesma ideia que o policial quando acorda do coma. Lançado em 1997, o filme foi definido como "doentio, liso e sensacional" por Jay Boyar, crítico do Orlando Sentinel.
- Onde assistir: disponível para aluguel no Google Play.
3) Despedida em Las Vegas - 7,76 pontos
Filme que rendeu a Nicolas Cage o Oscar de melhor ator em 1996, Despedida em Las Vegas é uma adaptação do romance homônimo de John O'Brien. No longa, Cage vive Ben Sanderson, um roteirista alcoólatra que estava decidido a beber até a morte, mas acaba conhecendo a prostituta Sera (Elisabeth Shue) e se envolvendo com ela. Os dois vivem uma relação fora dos padrões, cuja única regra é: Sera não pode pedir para que Ben abandone seu vício, enquanto ele também não pode pedir que a namorada deixe a prostituição.
Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube e Google Play.
3) Feitiço da Lua - 7,76 pontos
"Uma das comédias mais atraentes da década", como é descrito em consenso pelos críticos do Rotten Tomatoes, o filme de 1987 traz Cage e Cher vivendo um romance proibido. Após aceitar a proposta de casamento do namorado, Loretta (Cher) acaba por se apaixonar pelo irmão mais novo dele, Ronny (Nicolas Cage). Ela tenta resistir à atração, mas Ronny, que não se dá bem com o irmão, faz de tudo para que ela fique com ele.
- Onde assistir: disponível no Amazon Prime Video.
2) Pig - 7,83 pontos
Mais recente trabalho de Cage, lançado em 2021, Pig tornou-se o "menino dos olhos" da vez entre a crítica especializada. No drama existencialista, o astro vive Rob, um ermitão que parte em busca de uma porquinha de estimação roubada. David Sims, crítico do The Altantic, definiu a produção como "um dos melhores e mais matizados trabalhos de Cage em anos", enquanto Barry Hertz, do Globe and Mail, sentenciou a atuação como "uma performance perfeita, que não poderia existir sem todas as outras performances que o ator já fez".
- Onde assistir: filme ainda sem data de estreia no Brasil.
1) Adaptação - 8,06 pontos
Apesar do sucesso de Pig, Adaptação ainda é o maior sucesso da carreira de Cage (até o momento). Misturando humor e drama, o filme traz o ator em dose dupla como os gêmeos Charlie e Donald Kaufman. Figura central do enredo, Charlie é mostrado como um roteirista dominado por sentimentos de inadequação, frustração sexual e baixa autoestima que enfrenta dificuldades na missão de adaptar ao cinema um livro da escritora Susan Orlean, interpretada por Meryl Streep. Enquanto vive o bloqueio criativo, ele precisa lidar com a péssima relação que mantém com o irmão gêmeo. O papel duplo rendeu a Cage uma indicação ao Oscar de melhor ator em 2003, estatueta que acabou sendo conquistada por Adrien Brody (O Pianista).
- Onde assistir: disponível no Now e para aluguel no iTunes.
Piores
5) Arsenal - 3,26 pontos
"Além da oportunidade de assistir a um bigodudo Nicolas Cage agindo sob uma peruca e por trás de uma prótese de nariz, Arsenal tem muito pouco a oferecer". Esse é o consenso da crítica especializada do Rotten Tomatoes sobre o filme de 2017, quinto no ranking de piores da carreira do ator. Com Cage como o chefão da máfia Eddie, o longa mostra a luta de JP (Adrian Grenier) para libertar seu irmão Mikey (Johnathon Schaech), sequestrado pelo mafioso.
- Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube.
4) Entre Mundos - 3,20 pontos
Suspense de 2018, Entre Mundos não agradou a crítica especializada, que o definiu em consenso como "muito bobo e confuso para ser chamado de bom". O filme conta a história de Billie (Penelope Mitchell), uma jovem em coma que acaba sendo possuída pelo espírito de uma mulher que tem pendências no mundo dos vivos. Seu pai, o Joe de Nicolas Cage, procura ajuda com a sensitiva Julie (Franka Potente), mas tudo acaba ocorrendo de forma bem diferente do planejado.
- Onde assistir: disponível no Amazon Prime Video e para aluguel no YouTube.
3) Jiu Jitsu - 3,13 pontos
Misturando artes marciais e alienígenas, o filme de 2020 chegou a ser acusado pela crítica de plagiar O Predador, longa estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1987. No enredo, um grupo de lutadores se reúne a cada seis anos para proteger o planeta dos extraterrestres. Mas, quando o melhor deles leva um golpe na cabeça e perde a memória, o destino da humanidade fica na mão de Wylie, personagem de Cage. Contudo, nem mesmo a presença do ator no elenco foi capaz de salvar a produção, descrita como "uma mistura de ideias mal administradas, falhas técnicas e roubos de O Predador" por Joel Harley, crítico da revista Starburst.
- Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube e Google Play.
2) 211: O Grande Assalto - 3,0 pontos
"Até mesmo o subconjunto de fãs de Nicolas Cage que gostam quando o ator faz filmes ridiculamente terríveis terá problemas para assistir 211", decretou o crítico Noel Murray, do Los Angeles Times. Lançado em 2018, o longa traz o ator como o policial Mike Chandler, que, prestes a se aposentar, vê-se em meio a um assalto a banco comandado por bandidos preparados e fortemente armados. Apesar do excesso de tiros, as cenas de ação não foram suficientes para garantir o sucesso do filme - uma "cavalgada de porcaria" para Glenn Kenny, do portal especializado RobertEbert.com.
- Onde assistir: disponível no Telecine Play e para aluguel no YouTube e Google Play.
1) O Apocalipse - 2,3 pontos
Circulando entre suspense, ação, ficção científica e filme religioso, O Apocalipse conseguiu reunir muitos elementos em cena, menos conquistar crítica e público. Pior filme da carreira de Nicolas Cage conforme as notas, o longa apresenta uma realidade distópica em que pessoas começam a sumir do mundo, instaurando assim o caos no planeta. O ator vive um piloto de avião que luta para salvar a vida dos passageiros que permanecem em seu voo, enquanto sua filha (Cassi Thomson) tenta encontrar o irmão e a mãe, ambos desaparecidos. "As únicas orações que O Apocalipse inspira são pela carreira de Nicolas Cage", sentenciou Sean Burns, crítico do North Shore, em referência à mensagem cristã presente no filme.
- Onde assistir: disponível no Telecine Play e para aluguel no YouTube e Google Play.