Durante entrevista para a Rádio Gaúcha na manhã deste sábado (13) o ator Luiz Fernando Guimarães afirmou que, possivelmente, as gravações do filme Os Normais 3 serão iniciadas no final do ano. Além disso, falou sobre sua paixão por cachorros e sobre envelhecimento. Guimarães participou, por telefone, do programa Supersábado, comandado por Andressa Xavier e Mateus Ferraz.
Questionado sobre seus próximos projetos, o ator afirmou que tem algumas produções encaminhadas, mas tudo ainda está no campo das "ideias e possibilidades":
— A pandemia mudou tudo. É muito difícil falar nos projetos no momento, pois estamos vivendo um momento de guerra. Ficamos sem saber sobre o dia do amanhã. Se você abrir minha agenda tem muitas ideias, mas estou no momento cuidando de cachorros, árvores, plantações. O que acho muito bom.
Entretanto, o ator afirmou que a gravação do filme Os Normais já é um projeto concreto.
— Tudo leva a crer que iremos gravar no final de ano. É algo que eu posso falar, o Alexandre (Machado) já me mandou um projeto falando da ideia dele. Esperamos e aguardamos ansiosos. Estamos disponíveis sempre para Os Normais — detalhou o ator.
Os Normais foi uma série de televisão exibida pela Rede Globo, entre 2001 e 2003. Com texto de Alexandre Machado e Fernanda Yang e protagonizada por Guimarães e Fernanda Torres, a produção conta a história dos noivos Rui e Vani que, apesar de passarem a maior parte do tempo juntos, vivem em lares separados. O sucesso da televisão fez com que a produção fosse adaptada para o cinema, em 2003. A continuação foi lançada em 2009.
Durante a conversa com a Rádio Gaúcha, o ator foi perguntando se as piadas feitas no programa seriam aceitas atualmente. Segundo Guimarães, essa não é uma preocupação:
— A gente não pensa sobre isso, muitas pessoas perguntam. O que a série tinha de qualidade era a questão da integridade e do bom gosto. O constrangimento sempre ficava muito colado no Rui, mais do que na Vani. Ela era mais solta e ele mais constrangido. Acho que nós não teríamos essa preocupação. A gente nunca falou muito mal das pessoas, nós falávamos mal de nós mesmos. Nunca fizemos piadas políticas. Seguimos na linha da comédia de costumes mesmo, de rir da nossa a própria existência. Essa pergunta é uma pergunta muito própria nos dias de hoje, mas ela não nos afeta.
Em relação aos bastidores da gravação dos filmes, o ator afirmou que a equipe que produzia o programa na televisão foi "levada" para o cinema. Por isso, a "identidade" da série foi mantida.
— O que aconteceu é que o (José) Alvarenga, nosso eterno diretor, incorporou para o cinema a mesma equipe da televisão, isso foi uma coisa sábia. Também trouxe um conhecimento de cinema. Para a televisão, a gente gravava Os Normais assim 'quatro horas e ia embora' e nós gravamos o filme no mesmo ritmo — afirmou o ator.
Durante a conversa, o artista também falou sobre a sua paixão por cachorros. Atualmente, Guimarães cuida de 13 animais. Além disso, o ator de 71 anos comentou que "não se sente" com essa idade e afirmou que o amadurecimento lhe fez bem.
— Eu fiquei um cara maduro mais legal. Não fiquei aquele velho rabugento (risos) —pontuou.