Nesta segunda-feira (21), o Festival de Cinema de Gramado vai destacar o trabalho de Paulo Autran (1922 – 2007), homenageará Lucy e Luiz Carlos Barreto e exibirá dois longas latinos.
O documentário Paulo Autran – O Senhor dos Palcos, de Marco Abujamra, será lançado na segunda, às 14h, no Palácio dos Festivais. O longa mostra a relação do ator com o teatro, permeando sua trajetória. À noite, Autran será homenageado.
Leia mais:
"Secundas" é o grande vencedor da mostra de curtas gaúchos em Gramado
"É o momento dos homens héteros ficarem quietinhos", diz Paulo Vilhena
"As Duas Irenes" estreia no Festival de Cinema de Gramado
Já o casal Lucy e Luiz Carlos Barreto será homenageado a partir das 19h. Com a produtora LC Barreto, eles foram responsáveis por mais de 80 produções e coproduções de curtas e longas-metragem – como Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), O Quatrilho (1996) e O Que é Isso Companheiro? (1998), entre outros.
Na mostra estrangeira, dois longas serão exibidos. O primeiro é Los Niños, de Maite Alberdi, filme chileno sobre um grupo de amigos com síndrome de Down. Depois, é a vez de X500, de Juan Andrés Arango, produção entre Colômbia, Canadá e México que acompanha três adolescentes que passam pela migração e pelo luto.