Selton Mello já deu uma cara ao cinema brasileiro da chamada retomada antes de se firmar como grande diretor com O Palhaço (2011). Até Ralph Ineson, ator inglês com participações em sucessos como Harry Potter e Game of Thrones, sabia quem era Selton. O brasileiro e o inglês são os protagonistas de Soundtrack, filme que estreou nesta quinta-feira nos cinemas. A trama se passa no Ártico e apresenta Selton como o fotógrafo Cris, que se junta a um grupo de pesquisadores que estuda na região gelada os efeitos do aquecimento do planeta. Ineson interpreta o cientista Mark.
A curiosidade é que Soundtrack foi realizado em estúdio, no Rio de janeiro. Durante sete semanas, Ineson deu duro em terras cariocas:
– Na primeira semana, deu para conhecer um pouco a cidade, fazendo os típicos programas de turista. Nas seis restantes, ficávamos seis dias por semana dentro do estúdio, atolados em neve falsa e sentindo frio de verdade, porque a temperatura era baixíssima. O filme consegue criar a sensação de isolamento naquele infinito. Não é pouca coisa.
Leia também
"Perdidos em Paris" faz graça com a falta de jeito das pessoas
Tom Holland viverá Homem-Aranha em mais três filmes, diz Marvel
Na trama dirigida por Manitou Felipe e Bernardo Dutra, que assinam como 300ml, o fotógrafo Cris viaja para um centro de pesquisa no gelo para tirar selfies que capturem as sensações provocadas por músicas que compõem uma trilha sonora que organizou para a experiência. No local, encontra, entre outros cientistas, o botânico brasileiro Cao (Seu Jorge) e o especialista inglês em aquecimento global Mark. Discutem arte, o estado do mundo. À medida que o filme se encaminha para o fim vem uma surpresa.
– Gostei do roteiro, quando me foi proposto – diz Ineson. – Achei os personagens bem verdadeiros, com um desenho consistente. E, ao saber como seria feito, achei que seria interessante participar da produção.
Tendo se iniciado como dramaturgo e diretor de teatro em sua cidade natal, Leeds, Ineson, 47 anos, prosseguiu carreira fazendo televisão e cinema. Participou da saga Harry Potter como Amycus Carrow, um Comensal da Morte, em três filmes da franquia – O Enigma do Príncipe (2009) e Relíquias da Morte 1 (2010) e 2 (2011). Atuou ainda em cinco episódios da temporada de 2012 de Game of Thrones e recentemente foi visto no premiado terror A Bruxa (2015).
– Fiquei muito impressionado com o elenco brasileiro – destaca Ineson. – Admiro muito atores que conseguem se expressar numa segunda língua. Selton tem mais facilidade que Seu Jorge com o inglês, mas eles captavam as complexidades de seus personagens e as traduziam em palavras e gestos como qualquer grande ator com quem trabalhei.
Ineson está no próximo filme de Steven Spielberg
Ineson gostou de trabalhar com a dupla de diretores brasileiros:
– Eles vinham da publicidade e estavam encarando o desafio de mostrar competência em outra mídia. Gosto muito da maneira como utilizam a paisagem para criar confinamento. E a trilha como personagem é um toque de mestre.
Selton Mello vai apresentar seu novo longa como diretor e ator em agosto. Chama-se O Filme de Minha Vida, rodado no interior do Rio Grande do Sul.
Ralph Ineson acaba de concluir a que define como uma de suas melhores experiências como ator.
– Estou no novo filme do (Steven) Spielberg, Jogador Número 1, que deve estrear no ano que vem.
A trama de ficção científica desenrolando-se entre os mundos real e virtual por meio de um personagem que busca em um jogo pistas para encontrar um fortuna.
SOUNDTRACK
De Manitou Felipe e Bernardo Dutra
Drama, Brasil, 2017, 112min, 14 anos.
Onde assistir: Espaço Itaú, GNC Iguatemi e GNC Moinhos