A Secretaria da Saúde do RS (SES) começará, nesta quinta-feira (29), a distribuir 119,5 mil vacinas contra a covid-19, entre CoronaVac e Pfizer. Elas serão usadas para aplicação de segundas doses e para avançar na campanha de imunização.
De acordo com a pasta, cerca de 6 mil doses da Pfizer serão destinadas para aplicação de segundas doses em gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca. A reserva se deve em razão da orientação do Ministério da Saúde para que esse público não complete o esquema vacinal com o imunizante da AstraZeneca. Embora as vacinas não sejam intercambiáveis, estudos mostraram eficácia e segurança na administração da segunda dose da Pfizer. Na falta desse imunizante, o esquema pode ser concluído com a CoronaVac, garante o Ministério.
Outras 7 mil doses da Pfizer serão destinadas aos adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades, e as demais serão utilizadas para avançar a vacinação por faixa etária. As CoronaVac serão usadas para segunda dose.
As decisões foram tomadas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação da gestão estadual e das Secretarias Municipais de Saúde, realizada na manhã desta quarta (28).
Além desse quantitativo, o encontro definiu a destinação das remessas que chegaram na terça (27) e que devem chegar nesta quarta (28) ao Estado, totalizando mais de 486,8 mil doses. Foi estabelecido que 68% desse total será usado para segundas doses. Portanto, os lotes permanecerão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).
As planilhas com os números exatos que irão para cada município ainda estão sendo calculadas pela equipe técnica da SES, assim como as rotas de distribuição.