A prefeitura de Porto Alegre decidiu proibir, a partir de segunda-feira (30), a realização de eventos sociais, como festas de casamentos e aniversários. Em locais privados, fica obrigatório o distanciamento de dois metros entre as pessoas, assim como já estava determinado para parques, praças e espaços abertos ao público. As determinações constam em decreto público em edição extra o Diário Oficial de Porto Alegre nesta sexta-feira (27).
Segundo a prefeitura, a medida foi tomada para evitar que sejam necessárias mais restrições de atividade econômica. O Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus alerta que o contágio segue circulando e não é o momento de relaxar com as precauções de distanciamento social. O apelo é para que as pessoas não realizem encontros e confraternizações, tanto em locais públicos quanto privados. Na avaliação do Comitê, esses eventos, por não seguirem protocolos sanitários com frequência, têm gerado repercussão na transmissão do vírus.
Em nota, a prefeitura informa que busca apoio do Ministério Público e da Brigada Militar para que, em conjunto com a Guarda Municipal, reforcem as operações de fiscalização para o cumprimento das normas de distanciamento social.
Condomínios
Em relação a condomínios, áreas de uso comum em espaços fechados (salões de festas, academias, brinquedotecas, etc) podem ser utilizadas simultaneamente apenas por pessoas que moram na mesma residência. Nos espaços abertos, o uso é restrito a moradores do condomínio.
Ar-condicionado e ventilação
Estabelecimentos com atividades liberadas, como restaurantes, bares, comércio e de serviços em geral, bancos, academias e clubes sociais, entre outros, precisam manter em dia a limpeza de equipamentos de climatização, além da circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar. A mesma orientação vale para as escolas.
Piora da pandemia
Porto Alegre está entre as sete capitais com taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos superiores a 80%, segundo o Boletim Fiocruz Observatório Covid-19 divulgado na quinta-feira (26). O levantamento traz dados gerais sobre a pandemia no país relativos à semana epidemiológica de 8 a 21 de novembro.
A média diária de internações por covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) de Porto Alegre é a maior em sete semanas. Nos últimos sete dias, ficou em 244,71 pacientes, alta de 4,38% em relação à igual período anterior.




