Dom Antônio Orleans e Bragança, membro da Família Real Brasileira e bisneto da Princesa Isabel, morreu na manhã desta sexta-feira (8), aos 74 anos. Ele foi vítima de uma doença pulmonar obstrutiva, informou o g1.
Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antônio estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, devido a problemas respiratórios. Ele será velado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, zona sul da capital fluminense, em cerimônia aberta ao público.
Uma missa de corpo presente será celebrada na manhã de sábado (9). Dom Antônio deixa a esposa, Christine de Ligne de Orleans e Bragança, e os filhos dom Rafael de Orleans e Bragança, Maria Gabriela e Amélia de Orleans e Bragança.
Quem foi Dom Antônio?
Sétimo de 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e da Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, nasceu em 24 de junho de 1950. Natural do Rio de Janeiro, Dom Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, era príncipe imperial do Brasil.
Bisneto da Princesa Isabel, formou-se em Engenharia Civil na Universidade de Barra do Piraí (atual Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Rio de Janeiro. Atuou na Construtora Adolpho Lindenberg, onde ingressou ainda como estagiário, e na Nuclebrás Engenharia.
Casou-se a Princesa Dona Christine de Ligne, nobre belga, em 26 de setembro de 1981. A celebração nupcial ocorreu na Igreja de Saint-Pierre, em Beloeil, na Bélgica, e foi conduzida pelo Núncio Apostólico em Bruxelas, Eugenio Cardinale.
O casal teve quatro filhos, um deles, Pedro Luís de Orleans e Bragança, morreu na queda do voo 447, da Air France, em 2009, aos 26 anos.
Dom era torcedor do Fluminense, do Rio de Janeiro, e apreciava jogos de golfe. Cultuava a leitura e gostava de assistir documentários, especialmente sobre história e religião.