O Dia das Mães cai no segundo domingo de cada ano e isso não será diferente em 2023. A celebração em homenagem as mamães proporciona a chance de presentear quem nos colocou no mundo com boas lembranças, sejam elas objetos ou passeios proveitosos.
Quando é o Dia das Mães em 2023?
No domingo, dia 14 de maio, o Dia das Mães será comemorado no Brasil. É o momento de vangloriar os laços maternais e a influência das mamães na sociedade.
Essa data é muito boa para dar presentes significativos, como: flores, joias, roupas, cartões, cestas de café da manhã, perfumes e chocolates.
Outra opção normalmente usada é o "Day Off" — locais especializados oferecem serviços como sessões de massagem e idas a spa.— uma sessão de massagem, uma ida a um spa, ou mesmo deixá-la sozinha em casa para aproveitar a própria companhia, caso seja do desejo dela.
Quando foi criado o Dia das Mães?
A origem do Dia das Mães remonta às homenagens a Ann Jarvis, ativista social metodista norte-americana que morreu em 9 de maio de 1905. Ann ajudou soldados confederados e unionistas na Guerra Civil Americana e criou, após o fim do conflito, uma associação para reunir famílias de soldados afetados. O clube criou um dia para celebrar a amizade entre as mães (Mother Friendship's Day).
A filha dela, Anna, criou um memorial em sua homenagem e o inaugurou em maio de 1908. Posteriormente, obteve o apoio de congressistas norte-americanos para que se engajassem na homenagem às mães nessa data, para celebrar a sua memória. Em 1914, o Congresso norte-americano oficializou o Dia das Mães como segundo domingo de maio.
A tradição foi importada para o Brasil a partir de 1918, quando o Dia das Mães passou a ser celebrado pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul. Em 5 de maio de 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a criação do Dia das Mães no Brasil em todo segundo domingo de maio.
O que fazer no Dia das Mães?
Sempre converse com a sua mãe para perguntar a ela qual é a opção que ela mais deseja. Pode ser uma boa pedida, por exemplo, levá-la para passeios pela cidade para aproveitar a sua companhia.
Fazer algo que seja de gosto comum também é uma possibilidade para o próximo dia 14 de maio. Por exemplo, se o filho(a) e a mãe têm gosto mútuo pela arte, podem pintar um quadro juntos. Se ambos apreciam um piquenique, podem reunir comidas e bebidas a gosto e irem para um parque.
Idas em bares e restaurantes, para aquele almoço ou jantar de Dia das Mães, sempre é uma boa — mas é sempre bom lembrar que essas datas comemorativas aumentam as filas e a espera. Ir ao cinema é outra opção. Mas, se optarem por algo mais tranquilo ainda, também podem ver um filme ou série em casa, comendo aquela pipoca e trocando uma boa conversa sobre o que forem assistir.