O Centenário da Revolução de 1923 será o tema dos Festejos Farroupilhas deste ano, enquanto a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez será a patrona do evento. As definições ocorreram por votação na tarde de terça-feira (28), durante uma reunião da Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas, realizada na sala Sérgio Napp, na Casa de Cultura Mario Quintana.
No decorrer do encontro do grupo, que é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução dos Festejos, Gabriella Meindrad, secretária adjunta da Cultura e primeira mulher trans da história a comandar a comissão pelo segundo ano consecutivo, destacou que o tema é a marca do evento, mas a intenção é abordar outras pautas importantes que têm relação com o momento histórico:
— Nós vamos trazer questionamentos como: Quem são as pessoas invisibilizadas? Como os negros e negras, as mulheres, os indígenas aparecem ou quase não aparecem na história da Revolução de 1923?
Em 2022, o tema dos Festejos Farroupilhas foi Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras, que buscou apresentar a diversidade da composição do povo gaúcho. O ato de abertura oficial do evento deste ano será realizado em 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.
Saiba mais sobre a patrona
Nascida em Bagé, Maria Luiza Benitez é mais conhecida como Malu e tem 71 anos. É cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Consagrada nos festivais do Rio Grande do Sul, a intérprete da música latino-americana possui uma carreira de mais de cinco décadas e é uma das precursoras do Movimento Nativista.
Em 2008, recebeu do governo do Estado o troféu “Mulher Farroupilha” por sua contribuição dada à música, à arte e à cultura do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, também foi agraciada com a honraria máxima concedida pela Assembleia Legislativa do Estado: a medalha do Mérito Farroupilha.