Apesar da maioria dos homens possuírem o pênis dentro do tamanho médio normal - 13 centímetros -, a cirurgia para aumento peniano tem ganhado destaque nos últimos meses. O assunto voltou a tomar conta das redes sociais depois que o cantor Tiago, da dupla sertaneja Hugo & Tiago, afirmou ter passado pelo procedimento em julho deste ano. Contudo, médicos alertam que o paciente deve ter consciência se o problema é funcional ou puramente estético antes de procurar pelo procedimento.
— A gente vive numa sociedade falocêntrica, que liga o tamanho do pênis ao poder, símbolo de fecundidade. O homem acaba se comparando com atores pornôs, com um tipo de genitália totalmente fora dos padrões — explicou, em entrevista ao G1, o urologista Ubirajara Barroso Jr., especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do Hospital da Universidade Federal da Bahia.
O urologista explicou que o procedimento pode aumentar tanto a largura quanto o comprimento do pênis. Para o alargamento, o médico retira a gordura dos flancos para injetar ao longo da estrutura do pênis, enquanto que para o alongamento, é cortado o ligamento entre o osso pubiano. Contudo, os médicos alertam que após o enxerto de gordura, há uma perda de 30% no volume e que técnica não dura para sempre.
O aumento peniano é indicado para quem tem algum problema, como má formação e micropênis ou em situações em que o homem teve o pênis amputado por trauma ou cirurgias.
— Em algumas situações, que tem a ver com estética, a cirurgia pode estar indicada, porque modifica positivamente a aparência do órgão e é direito do homem que ele possa ter essa percepção melhorada — explica o urologista Ubirajara Barroso Jr.
Contudo, segundo o cirurgião plástico Alexandre Nunes, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia de aumento peniano não altera a ereção do homem.
— A ereção do pênis não depende do ligamento. Ela depende do estímulo e da boa função do sistema circulatório. O estímulo, o desejo, eles precisam estar presentes para uma ereção completa. Não estipulamos um número previamente. É impossível eu dizer quanto o pênis vai aumentar – explicou ao G1.