As medidas adotadas para conter o avanço do coronavírus incentivaram famosos e formadores de opinião a adaptar os conteúdos de suas redes sociais para o novo cenário. Anitta talvez tenha sido uma das primeiras celebridades a usar a influência para ajudar o seu público a lidar com o isolamento de forma mais leve e otimista.
Fotos e vídeos de shows da cantora deram lugar a aulas online de francês, culinária e dança e a treinos de funcional ao vivo. Segundo a artista, a transmissão desse tipo de conteúdo pode ajudar as pessoas a se ocuparem, ao mesmo tempo em que divulga o trabalho de profissionais autônomos.
Não demorou para outros famosos usarem suas redes sociais, principalmente o Instagram, para se conectar com os fãs neste período. Viu-se muitos pocket shows, lives sobre assuntos diversos, sempre com a intenção de entreter o público em meio ao caos, e postagens com mensagens inspiradoras.
Ivete Sangalo tornou-se um exemplo de boa influência. Com publicações bem-humoradas, a cantora mostra como tem sido a rotina da família durante o isolamento, canta, cuida da pele, diverte os fãs e alerta para as recomendações no combate ao coronavírus. Em vídeo, ela já ensinou como lavar bem as mãos e fez um apelo para que as pessoas não saiam de casa — em um dos posts, a baiana gravou de dentro de uma casinha de bonecas.
Curada do coronavírus desde o final de março, Fernanda Paes Leme alimenta suas redes sociais com mensagens motivacionais e de resiliência desde que foi diagnosticada com a doença. A atriz não apenas compartilha sua rotina de isolamento social — que se mantém mesmo ela já estando bem —, mas tenta levar aos fãs o alto astral que muitas vezes faz falta neste período.
Em uma de suas postagens recentes, ela compartilhou uma animação com diversas "imagens de quarentena". Na legenda, escreveu: "É foto pra mandar pra mãe, pra amigo, pro crush, pra escolher uma e postar”. Em outra publicação, apareceu de toalha na cabeça e brincou: "Sabe no banho quando você imagina que é uma cantora famosa ou está recebendo um Oscar? Eu tô só imaginando que tô fora de casa".
Não é de hoje que Gisele Bündchen usa sua influência para conscientizar os seus mais de 15 milhões de seguidores no Instagram a respeito de problemas globais, especialmente aqueles ligados a causas ambientais. Com o número de casos de coronavírus avançando em todo o mundo, a modelo gaúcha também faz sua parte para ajudar. Em suas redes sociais, pede amor entre as pessoas, agradece aos médicos e incentiva a meditação.
Em uma publicação, ela canta com os filhos a música Count On Me, de Bruno Mars. "Por mais que estejamos passando por um momento muito difícil, precisamos viver o hoje e valorizar o agora. A vida é um presente. Vamos cuidar uns dos outros", escreveu.
Já o casal Lázaro Ramos e Taís Araújo grava lives para falar sobre assuntos diversos, como a convivência. Os atores também publicaram em suas contas no Instagram a leitura de um trecho do texto de O Topo da Montanha, espetáculo que reinventa o último dia de vida de Martin Luther King e que é encenado pelo casal.
Luciano Huck, assim como outros famosos, incentiva a solidariedade para ajudar a população brasileira a enfrentar a pandemia. Por meio de suas redes sociais, o apresentador fala sobre a importância de doações de grandes empresas e como ele e sua família estão colaborando com a causa. "A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus", escreveu em um post.
Além disso, Huck conecta-se aos fãs por meio de conteúdos produzidos em casa. Recentemente, ele publicou uma entrevista com Yuval Harari, professor israelense autor do best-seller Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. A conversa apresenta reflexões sobre o atual momento.
Outra personalidade que está mobilizando o voluntariado é Monica Iozzi. A atriz e apresentadora organizou uma vaquinha para ajudar a população de São Paulo que vive na miséria. Os recursos arrecadados serão destinados à compra de marmitas para moradores de rua.
Juliana Paes e Marina Ruy Barbosa também se dedicam nas redes sociais para incentivar a população a ficar em casa. As atrizes ainda estão entre as celebridades apoiadoras de uma campanha da Unicef para ajudar crianças e adolescentes.
Enquanto isso, Carolina Dieckmann leva aos seus seguidores mensagens de esperança, muitas delas falando sobre as medidas de segurança. A atriz incentiva a produção artesanal e doações de máscaras. Carol inclusive produziu máscaras usando lençol e cadarço.