No último domingo (5) aconteceu a primeira fase do Enem. A internet, sedenta por memes, esperava a lista dos alunos atrasados que fazem sucesso nas redes a cada edição da prova. Para quem esperava o "show dos atrasados" em São Carlos, interior de São Paulo, a surpresa foi positiva. Em uma página da internet, a estudante Angelitta Silva relatou que ela e mais 14 estudantes estavam atrasados para chegar ao campus da Unicep quando o motorista Geraldo, de uma empresa de ônibus da cidade, decidiu ajudar os alunos.
Segundo o relato feito pela estudante, os alunos estavam em uma parada de ônibus esperando o transporte para irem até o local indicado. O motorista, percebendo a situação, esticou o trajeto da linha em que trabalhava para que todos os estudantes chegassem a tempo de realizar a prova. Ela agradeceu o motorista. "Queria dizer que nesse mundo tão desumano, encontrar pessoas como ele (Geraldo) que faz o bem pelo ser humano sem obrigação nenhuma, enche a gente de esperança. Muito obrigado de verdade", escreveu.
Os comentários da publicação, claro, não poderiam ser mais positivos:
Em entrevista para o G1, o motorista Geraldo Cassalli, de 53 anos, disse que ficou contente com o reconhecimento, mesmo sabendo que não poderia mudar o trajeto original da linha. Em nota, também ao portal G1, a empresa de ônibus Suzantur considerou a atitude do seu funcionário "louvável e altruísta, resolvendo seguir por mais três quarteirões, deixando os estudantes na rota da Unicep, sem prejudicar, de forma alguma, a rota de retorno".