O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está propondo aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas em cursos para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Consultas públicas sobre o tema serão feitas nos próximos dias em cinco cidades, inclusive Porto Alegre.
A nova proposta prevê para os postulantes a carteiras um curso teórico de conhecimento específico sobre o veículo. As aulas para obtenção da categoria B, para motoristas de carro, por exemplo, passariam de 70 horas para 90 horas. Para motociclistas, a carga passaria de 65 horas para 85 horas. Em outras categorias, também há proposta de aumento do tempo de aulas.
Leia mais:
Curso à distância de reciclagem de motoristas pode começar até o fim do ano no RS
Mortes no trânsito caem quase 20% no primeiro semestre, diz PRF
Nove em cada 10 mortes no trânsito da Capital são de pedestres ou motociclistas
O prazo para que o candidato conclua as aulas teóricas e práticas e realize a prova poderá passar de 12 para 18 meses. Outra mudança proposta diz respeito a aulas adicionais. Atualmente, se um motorista é reprovado no exame prático, ele necessita aguardar 15 dia para poder se submeter novamente ao teste. Com a proposição, serão obrigatórias cinco aulas adicionais antes do novo exame.
A consulta pública acontece em Porto Alegre no próximo dia 12 de setembro, das 9h às 16h, em um auditório no Hotel Sesc Campestre. As sugestões devem ser entregues em um formulário disponibilizado no site do Detran-RS. A proposta de resolução, objeto da Consulta Pública, foi gerada por trabalho coletivo na Câmara Temática de Educação para o Trânsito, Habilitação e Formação de Condutores do Contran.
Carteira de motorista
Contran propõe aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas para obtenção da CNH
Consulta pública será realizada em cinco cidades, inclusive Porto Alegre, para discutir o tema
Eduardo Paganella
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project