O temporal que provocou mortes e causou estragos no Rio Grande do Sul deve dar lugar a uma massa de ar frio nesta sexta-feira. Mesmo assim, ainda pode chover em boa parte do Estado. O maior acumulado deve ser registrado na região de Rio Grande, com cerca de 30mm. Na Serra e na Região Metropolitana, as precipitações não devem passar de 5mm. Nas demais regiões, a chuva não ultrapassa os 10mm. O tempo fica firme apenas na Fronteira Oeste. Há chance de neve nos pontos mais altos da Serra.
– O sistema que provocou essa chuva está se deslocando e a chuva que ocorreu nesta quinta-feira não deve acontecer tão cedo novamente. Não há previsão de chuva para o Estado pelo menos até o meio da próxima semana – afirma a meteorologista da Somar Nadiara Pereira.
Leia mais
Temporal provoca três mortes no Rio Grande do Sul
RS tem rodovias bloqueadas
Veja pontos de alagamentos
De acordo com ela, a combinação de tempo úmido e frio favorece a queda de neve nos pontos mais altos da Serra. As cidades com possibilidade de ocorrência do fenômeno são: Cambará do Sul, Bom Jesus, Vacaria e São José dos Ausentes, onde pode ocorrer a mínima do Estado: 1°C.
– A chance de neve é maior para a serra de Santa Catarina – informa.
Fim de semana deve ser de sol
No fim de semana, a massa de ar frio ganha força e deixa o tempo firme e a temperatura ainda mais baixa em todo o Rio Grande do Sul. O ar não deve ficar tão úmido quanto na sexta-feira e a chance para neve diminui bastante.
– Por outro lado, o frio e o tempo mais seco favorecem a ocorrência de geada. A mínima prevista para o sábado no Estado é de 0°C, em São José dos Ausentes, e, no domingo, também em São José dos Ausentes, é de 1°C – explica.
Em Porto Alegre, no sábado, o sol predomina e a temperatura deve variar entre 7°C e 15°C. No domingo, o tempo segue firme e os termômetros variam entre 8°C e 17°C.