O fim de semana deve ser de chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul. No sábado, os maiores acumulados serão registrados na metade norte do Estado – podem passar de 30mm. No Extremo Sul, as condições para precipitações são menores, mas o tempo continua nublado.
– Essa chuva vai ser mais contínua e pode provocar transtornos como alagamentos. O volume registrado até o começo da próxima semana deve superar a média (do mês) na maioria das regiões – afirma a meteorologista da Somar Graziela Gonçalves.
Leia mais
Caixa diz não acreditar que crise atrapalhará Feirão da Casa Própria
Governo federal flexibiliza regras e amplia ensino à distância na Educação Básica
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho
De acordo com ela, com o vento passando a soprar do quadrante sul, a temperatura não deve subir tanto quanto nos últimos dias. A máxima do Estado deve ser registrada em Frederico Westphalen: 25°C. Na quinta-feira, chegou a fazer 34.5ºC em São Gabriel, na Fronteira.
Em Porto Alegre, os acumulados podem chegar a 30mm no sábado e os termômetros devem marcar entre 14°C e 17°C. Na sexta-feira, até o começo da tarde, foram registrados 35mm – a média do mês é de 95mm. Em cidades da Fronteira Oeste, a chuva desalojou ao menos 25 famílias.
No domingo, um corredor de umidade e uma área de baixa pressão atmosférica continuam provocando precipitações. A Região Metropolitana, a Serra e o Extremo Norte devem registrar os maiores acumulados, cerca de 40mm.
Nas demais regiões, as pancadas de chuva devem perder força. No Litoral, segundo a meteorologista, o vento fica mais forte, o que aumenta a agitação marítima.
A temperatura deve ter variação parecida com a de sábado. Na Capital, a mínima prevista é de 14°C e a máxima, de 19°C.
– Vai continuar chovendo na região Leste até a terça-feira. Com o solo bem úmido, há risco para deslizamentos – completa.