Com luzes pisca-pisca coloridas e renas feitas de fibra, um trenó vermelho estacionado na Rua Independência, em São Leopoldo,no Vale do Sinos, convidativo para quem quer viver um pouco da magia de Natal. Comandado pelo Papai Noel, o veículo faz passeios pelas principais ruas do centro da cidade todas as noites. Sem um roteiro fixo, a viagem encanta gente de todas as idades.
Antes de subir no trenó, adultos e crianças recebem gorrinhos vermelhos para entrar no clima da brincadeira. E o Papai Noel alerta:
– O trenó só sai se todos estiverem de cinto!
Agito é palavra de ordem. Enquanto dirige pela cidade, o Papai Noel buzina no ritmo de Jingle Bells. E Noite Feliz é reproduzida pelos auto-falantes do veículo em uma versão mais animada do que a tradicionalmente é cantada em festas de família. Cada vez que vê uma criança na rua, o bom velhinho para e alcança um pirulito.
Veja também:
Asilo Padre Cacique promove amigo secreto social para incentivar a doação de presentes aos moradores
Voluntários arrecadam e consertam bicicletas para presentear crianças pobres no Natal
Como está a praça do seu bairro? Mande seu relato e fotos para o ZH Pelas Ruas
Durante o percurso, os olhos de Pedro acompanham todo e qualquer movimento do Papai Noel e suas renas. A cada "ho ho ho" proferido pelo camarada de barba branca e vestes de cor vermelha, o menino de três anos explode de alegria. Tímido e com um pouco de medo antes da viagem começar, o garoto terminou o passeio pedindo que o trenó fosse mais rápido.
– Eu gostei do Papai Noel. Foi bem legal! – disse ele, que aproveitou o encontro com o bom velhinho para pedir um "trenzinho de montar".
Para o pai, Jeferson Schneider, 41 anos, foi uma oportunidade de mostrar ao filho os encantos do Natal. Ele veio de Esteio, acompanhado da mãe e da namorada, para fazer o passeio com o menino.
– Muito bacana. Nós já tínhamos visto o trenó passando pelo Centro em outra vez que viemos pra cá, aí hoje resolvemos trazer o Pedro – conta.
Os passeios acontecem de segunda a segunda, sempre a partir das 20h30min, até o dia 23 de dezembro. Mas a fila para embarcar no veículo natalino começa se formar perto das 19h. Aproximadamente 30 pessoas andam por vez, e cada volta dura cerca de 15 minutos. O ingresso custa R$ 15 para adultos e R$10 para crianças.
Bom velhinho há quase três décadas
Papai Noel desde 1989, Paulo Heinz, 59 anos – "bem vividos", como ele gosta de dizer – incorpora o personagem por gosto. Os passeios natalinos por São Leopoldo começaram há seis anos, com carrinhos de golfe enfeitados. O upgrade ocorreu em 2014, quando decidiu adquirir um jipe e um reboque maior para transportar as pessoas. Além de espalhar a magia do Natal, a ideia do empreendedor era divulgar o bar que tem no Centro.
A afinidade de Paulo com essa época do ano vem desde a infância, e ele não mede esforços para promover ações como a do passeio de trenó:
– Sempre quis ser Papai Noel. Hoje, faço o que mais amo, é uma realização pessoal, é lindo ver o brilho no olho das crianças. Eu faço isso pelas pessoas que estão aqui, para que o espírito de Natal não morra.
Neste ano, para atender à grande demanda, Paulo montou mais um trenó, que é pilotado pela Mamãe Noel, com a mesma capacidade de pessoas. Os dois veículos natalinos, que são jipes da década de 1960 com dois reboques anexados, passeiam em viagens alternadas.
– No início, estávamos com receio de que as pessoas não fossem andar no trenó da Mamãe Noel, mas a aceitação foi muito boa. O pessoal se diverte da mesma forma – diz Paulo.
A motorista de transporte infantil Camila Lopes da Silva, 27 anos, é novata no cargo de Mamãe Noel. Por saber lidar com crianças e ter desenvoltura para animar o grupo, Paulo a selecionou para comandar o trenó.
– É gratificante ver a alegria das crianças. A gente canta, grita, brinca, é uma festa – comenta Camila.
Além do auxílio de Camila, Paulo conta com uma equipe de sete pessoas para ajudar na organização e distribuição dos ingressos. Os dois filhos do empreendedor, Isis e Kaue também dão suporte ao pai.
– Estou com ele desde o início. Ele não economiza esforços para fazer o que ama. É lindo ver a dedicação que tem com as crianças e adultos – conta a filha.