Depois de uma madrugada marcada por ventos acima dos 80km/h, as temperaturas começam a despencar em todo o Rio Grande do Sul. Ao se afastar para o oceano, um ciclone extratropical que atuava sobre o Estado abre as portas para uma massa de ar polar que vai deixar a mínima abaixo dos 5°C na maior parte das regiões.
Mais do que chuva, a curta passagem de uma frente fria pelo Estado trouxe muitas nuvens, trovoadas e ventos que chegaram a 85km/h em Canguçu e a 81 km/h em Mostardas. Esse sistema ajudou a derrubar as temperaturas e a sensação térmica. Embora os termômetros marquem 10,5°C na Capital nesta manhã, o vento forte dá a sensação de 5°C. A máxima não deve passar 14°C. Nas demais regiões, a mínima foi de 3,5°C, em São José dos Ausentes, e a máxima deve ficar próxima dos 18°C, em Tramandaí.
Leia mais:
Depois da chuva, tempo abre e temperaturas caem no RS
Mesmo se distanciando cada vez mais do continente, o ciclone ainda pode trazer rajadas de vento de até 60 km/h e chuva fraca em toda a faixa leste do Estado. O sol não deve dar as caras de forma muito intensa em função da grande nebulosidade.
Para a noite, a expectativa é de temperaturas ainda menores em relação ao amanhecer. Porto Alegre deve ter 8°C e há possibilidade de geada no Alto Uruguai e Serra.
Na quinta-feira, a manhã deve ser gelada, com mínimas próximas de zero na Serra. Apesar de intensa, a massa de ar polar já deixa de atuar no Rio Grande do Sul a partir de sexta. A véspera do fim de semana deve amanhecer com temperaturas baixas que devem subir ao longo do dia, deixando o clima mais ameno.