O branco sobre o verde do campo não deixa dúvida. O frio na serra gaúcha este final de semana será de "renguear cusco". Em São José dos Ausentes, o termômetro de rua no centro da cidade chegou a -4°C durante a madrugada. Às 8h da manhã, registrava -1°C, mas o vento gelado derrubava a sensação térmica para -13°C.
Para a família Farias, que mora em uma localidade no interior do município, o dia já havia começado bem antes, às 6 horas. Começam enregelados as atividades do dia, tomando chimarrão e comendo pinhão à beira do fogão à lenha. Um pouco mais tarde é hora de ir buscar o leite para o café, tirado diretamente do ubre da vaca.
Leia mais
Previsão do tempo: fim de semana abaixo de zero no Rio Grande do Sul
Moradores relatam queda de neve em municípios da serra gaúcha
Procura alta para autorizações de acesso ao Morro da Igreja
O frio que empolga os turistas e traz belas imagens do campo com geada não é tão animador para quem mora nas cidades geladas da serra: a produção de leite cai pela metade quando os animais ficam expostos ao frio e parte da lavoura é perdida com a queda brusca na temperatura. Mas a expectativa que neve no final de semana anima o produtor Dirlei Farias, a mulher Marinês e a filha Fernanda. O amanhecer cinza e o aumento da umidade em São José dos Ausentes na manhã de sábado aumenta as esperanças, que eram poucas no fim da tarde de sexta, quando o céu sem nuvens revelou as primeiras estrelas.
– O nosso açude já amanheceu congelado. Mas hoje vai ser preciso se agasalhar ainda mais porque o frio vai piorar. Até os animais estão reclamando – brinca Farias.
Com o céu encoberto e umidade em 95%, a chance de neve aumenta. A projeção dos meteorologistas é que a temperatura chegue a -7°C na madrugada de sábado.
As ruas vazias de São José dos Ausentes contrastam com o movimento intenso de namorados em Gramado e Canela. O frio intenso atraiu para região casais de diversas regiões do Estado e do país para celebrar a data.
Wilson da Silva Filho e Camilla Caroline Garcia vieram de Goiânia para passear em Gramado. Estão encantados com a cidade, mas afirmam estar surpresos com tamanho frio.
– Trouxemos bastante roupa, mas não foi suficiente. Compramos toucas, manta e luva para conseguir sair na rua e aproveitar os passeios. Agora é tomar muito vinho e chocolate quente – conta Camilla.
No município, a temperatura no início da manhã era de 1°C, com sensação térmica de -4°C.
* Zero Hora