O Rio Grande do Sul tem duas representantes entre as 200 melhores universidades nas economias emergentes internacionais. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparecem em um ranking divulgado nesta quarta-feira pela Times Higher Education em que se destaca o grupo dos Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A única representante brasileira no top 10 é a Universidade de São Paulo (USP). As instituições gaúchas ficaram mais de 100 posições atrás, e bem próximas uma da outra, com a PUCRS à frente. Apesar da boa representatividade na lista - são 14 universidades entre as 200 melhores -, o Brasil fica atrás de China, Taiwan e Índia no número total de instituições, e tem mais destaques entre as posições 100 e 200 do que na primeira centena.
O ranking examinou 48 países emergentes para determinar os destaques em pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e atividade internacional, entre outras características. A reputação de cada universidade - aferida a partir de questionários feitos com mais de 10 mil pesquisadores entre 2014 e este ano - também foi levada em conta na elaboração da lista.
Destaques brasileiros no ranking dos Brics e economias emergentes
Universidade de São Paulo (USP) - 9º
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 24º
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio) - 43º
[...]
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - 125º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 130º
Fonte: Times Higher Education (BRICS Rank 2015-2016)