Projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados isenta candidatos do pagamento de taxa de inscrição para concursos públicos.
Seriam beneficiados desempregados, doadores de medula óssea e integrantes de famílias cadastradas em programas sociais do governo - com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (atualmente, R$ 394). As informações são da Agência Câmara de Notícias.
A isenção valeria para todos os concursos públicos federais realizados pela administração direta e indireta (estatais), mas apenas para cargos efetivos. O candidato que pretender ter acesso ao benefício terá de comprovar o cumprimento dos requisitos, com base em documentos descritos no edital do concurso.
Ministério Público Estadual abre inscrições para concurso de nível médio com salários de R$ 4,3 mil
O edital do concurso deverá trazer informações sobre a isenção e sobre as penas para quem apresentar documentos falsos. No texto aprovado pelos deputados, a isenção só valerá para os concursos com editais publicados após o início da vigência da lei.
A proposta é originária do Senado e recebeu parecer favorável do relator, deputado Fausto Pinato. Como o texto foi aprovado com alterações, foi enviado para nova apreciação dos senadores.
O Espaço do Trabalhador do Diário Gaúcho traz, para os leitores, a seleção dos certames que estão com inscrições abertas e têm vagas no Rio Grande do Sul. Confira abaixo as oportunidades em aberto e como se inscrever.