Após sofrer uma parada cardíaca e ficar ligado a aparelhos, Tom Petty teve a morte confirmada pela família na madrugada de terça-feira (3). O empresário Tony Dimitriade, agente de longa data do músico, usou as redes sociais de Tom Petty para divulgar um comunicado em nome dos familiares. "Ele morreu em paz, cercado pela família, banda e amigos", dizia a nota.
Antes da morte do guitarrista ser confirmada, Paul McCartaney manifestou-se em apoio à família. "Mando amor a Tom Petty e seus familiares neste momento difícil", escreveu o ex-beatle.
Ringo Starr também divulgou apoio horas antes da confirmação da morte de Petty, que nos anos 1980 formou a banda Traveling Wilburys ao lado de George Harrison, parceiro de Ringo e Paul morto em 2001. "Deus abençoe Tom Petty, paz e amor para a sua família, certamente vou sentir sua falta, Tom", escreveu Ringo.
Ao longo das horas em que o músico ficou ligado a aparelhos no hospital em Los Angeles, nos Estados Unidos, sem atividade cerebral, o site TMZ decretava sua morte. A filha de Petty, Kimberley Violette, criticou a imprensa que noticiava antecipadamente o falecimento do pai. "Meu pai não está morto ainda", escreveu no Instagram. "Este é meu pai, não uma celebridade. Um artista e um ser humano", revoltou-se Kimberley.
Enquanto as informações em torno do estado de saúde de Petty circulavam na imprensa e na internet, a vocalista e guitarrista Sheryl Crow lamentou a morte do músico e depois se disse confusa com as versões conflitantes. "Sinto que hoje a música realmente morreu. Não posso ver/ouvir música e me sentir segura, um dos grandes morreu", mensagem que foi seguida do seguinte tuíte: "ouvindo relatos contraditórios, mas rezando por Tom Petty nesta noite".
Quando as primeiras notícias sobre Tom Petty eram divulgadas, o guitarrista John Mayer manifestou o carinho pelo músico com um trecho da canção Wildflowers.
Vocalista e baixista do Kiss, Gene Simmons deixou um recado de adeus assim que a morte foi confirmada. "Outro grande homem indo cedo. Tom Petty, você foi um talento excepcional. Seu legado viverá".
O guitarrista Bon Jovi publicou uma foto ao lado de Tom Petty e disse estar "arrasado" com a perda de uma de suas maiores influências.