Morreu nesta sábado o quadrinista norte-americano Darwyn Cooke, responsável por roteiros e artes em histórias em quadrinhos da editora DC Comics. Cooke tinha 53 anos e morreu vítima de um câncer.
Conhecido pelo seu traço retrô, Cooke costumava trabalhar em histórias que reimaginavam o universo dos super heróis da DC Comics em um estilo que remonta às chamadas "Era de Ouro" e "Era de Prata" dos quadrinhos. Ou seja, no estilo adotado entre os anos 40 e 70. O traço de Cooke ressaltava as características das hqs destas épocas: heroísmo e idealismo.
Leia mais:
24º AnimeXtreme começa nesta sexta em Porto Alegre
Assista: 3º trailer de "As Tartarugas Ninja 2"é liberado
Quem é quem em "Capitão América: Guerra Civil"
Foi nestas eras dos quadrinhos que Cooke inseriu os personagens da DC Comics em seu trabalho mais famoso, a hq DC: A Nova Fronteira, novela gráfica na qual imaginava os personagens da editora em uma história que se passava nos anos 50. Elogiadíssimo por crítica e sucesso de público, a hq ganhou uma animação em 2008.
Cooke também trabalhou com o personagem Spirit, criado por Will Eisner, considerado um dos primeiros super-heróis mascarados. A fase na qual o quadrinista norte-americano trabalhou com o personagem ainda é lembrada pelos fãs.