
Quem depende do clima para ter sucesso nos negócios está sempre olhando para cima e conversando com alguma força superior. Por isso, os agricultores costumam professar sua fé com devoção. Surgiu daí o projeto “Viajando com V de Valtra”, que durante três dias percorreu o Caminho de Caravaggio, na serra do Rio Grande do Sul, totalizando 198 quilômetros rodados. A caravana formada por 17 tratores da marca reuniu clientes, representantes da fábrica, de concessionárias e influencers do agro.

– O Rio Grande do Sul possui uma história muito rica e importante para o desenvolvimento do agronegócio nacional. Os agricultores gaúchos fazem do Estado um importante polo agrícola e ainda temos aqueles que saíram rumo ao Centro-Oeste e que foram parte de um movimento que hoje consolida o país como um dos maiores produtores de grãos do mundo – lembra o gerente de vendas da Valtra, Fabio De Biase.
Para ele, passar pelas áreas agrícolas gaúchas foi a oportunidade de resgatar um pouco dessa história, mostrando que o trabalho no campo é de extrema relevância para a alimentação global e obteve grandes conquistas ao longo do tempo.
– Ao chegar em Caravaggio, esse contexto nos enche de emoção e já nos prepara para as próximas viagens – completa.
Representando a Valtra há mais de 20 anos, Iomar Razera destaca a relação de confiança que construiu junto aos clientes que são apaixonados pela marca. O segredo, segundo ele, está no atendimento – principalmente no pós-venda.

– Sabemos da urgência do produto funcionar na hora certa. A solução tem de ser rápida e nossa grande preocupação é manter o cliente satisfeito. Hoje, as marcas Valtra e Razera estão bem respeitadas na região, pelo DNA de estarem envolvidas com a rotina dos clientes. Isso torna-se uma paixão, tanto para o cliente quanto para nós – analisa.
Razera ressalta que a viagem foi a oportunidade de mostrar a força do agro e da fé de que sempre haverá dias melhores. Além disso, permitiu mostrar as belezas da região.
– O produtor não perde a fé. Está sempre olhando o tempo e pedindo a Deus para parar chuva ou para chover – garante.

Um dos clientes da Razera é Renan Damo, cuja trajetória junto à Valtra começou com o avô. É uma história que se repete em outras famílias e propriedades: as memórias mais longínquas da infância remetem a momentos em cima de um Valtra, que depois foi trocado por outro, mais moderno, e assim sucessivamente.

Outra concessionária participante do evento foi a Polisul, representada pelo gerente Ronaldo Botelho Machado e que levou o agricultor Aloísio Zago. “O povo do Rio Grande do Sul preza muito pela tradição e no campo isso não é diferente. Vemos histórias em que os conhecimentos e equipamentos utilizados pelos pioneiros são passados por muitas gerações adiante”, explica Machado.

Com o influencer Eduardo de Cesaro não foi diferente. O avô dele optou pelas máquinas Valmet, antigo nome da Valtra, e ele logo percebeu que seguiria pelo mesmo caminho. Assim, estar na “Viagem com V de Valtra” se tornou ainda mais especial.
– Estou muito feliz por ter participado, conhecido outras pessoas que, de alguma forma, se conectam comigo também, porque trazem a Valtra no coração desde muitos anos. No meu caso o carinho vem de outras gerações e essa história se conecta muito com Nossa Senhora de Caravaggio, pois minha mãe é devota dessa santa. Estar presente aqui nesse momento é muito emocionante pra mim – diz emocionado.

Entre os dias 6 e 8 de outubro, a caravana de tratores Valtra percorreu as cidades de Casca, Guaporé, Monte Belo do Sul e Farroupilha, onde fica o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A frota reuniu lançamentos e xodós dos produtores, evidenciando a relação construída ao longo de seis décadas da marca no Brasil, fomentando o agro por várias gerações.
No Brasil desde 1960, a Valtra foi a primeira empresa do setor a se instalar no país. A linha de produtos inclui tratores de 57 a 375 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. São mais de 290 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, sendo cerca de 170 no Brasil. A marca é uma das principais do grupo AGCO.