Cientes de que o cooperativismo precisa ampliar sua representação nos parlamentos para que suas demandas não sejam ignoradas, o Sistema Ocergs criou um Programa de Educação Política para as Cooperativas. A primeira turma recebeu o certificado nesta quinta-feira (12), depois de completar os sete módulos do curso.
Inspirada em curso semelhante oferecido nacionalmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a iniciativa tem por objetivo formar e capacitar líderes para influenciar os tomadores de decisão em suas comunidades em favor das pautas do setor.
O último módulo tratou da importância de aplicar as regras de compliance (conformidade) nas cooperativas e ofereceu lições sobre ética e transparência na política, com palestra do deputado estadual Elton Weber (PSB). Em seguida, foram entregues os certificados.
Nos discursos de encerramento, os líderes reconheceram a necessidade de fortalecer a representatividade do cooperativismo junto às instituições públicas.
— É da nossa essência gostar de pessoas, justiça social e desenvolvimento. Nós temos de gerar resultados, sobras e crescimento para a comunidade. Mas se não tivermos representação política organizada, muitas dessas coisas se tornam inócuas. Um dos únicos ramos que teve 100% dos seus objetivos alcançados na reforma tributária foi o cooperativismo, mas precisamos avançar — disse o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltando a importância de aumentar o número de deputados eleitos sob a bandeira do cooperativismo.
— As cooperativas não conseguem ter voz perante o poder público e apresentar as suas demandas se não fizermos isso de maneira unificada. Precisamos atuar de maneira integrada. Embora não tenhamos viés político, temos interesses políticos, e temos de fazer com que sejam conhecidos e representados — reforçou o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto.
O programa de Educação Política seguirá em 2025. Em março, os integrantes da primeira turma serão levados a Brasília para conhecer e se ambientar à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e à sede da OCB. A expectativa é de que os participantes da formação repliquem a iniciativa em seus ramos de atuação no primeiro semestre do ano. Na segunda metade de 2025 está prevista a realização de um grande encontro estadual.