Uma semana depois de ter evitado uma resposta definitiva em entrevista ao Gaúcha Atualidade, quando perguntado se assumia o compromisso de cumprir todo o mandato caso seja reeleito em 27 de outubro, o prefeito Sebastião Melo foi peremptório no Jornal do Almoço desta segunda-feira (14):
— Claro que sim. Quero ser prefeito de Porto Alegre e vou ser prefeito por quatro anos. Estou dizendo que eu sou prefeito hoje, não terminei meu mandato, estou disputando o segundo turno e vocês estão preocupados se vou ser governador. Serei prefeito de Porto Alegre. Quis ser prefeito e quero ser prefeito para continuar devolvendo em dobro o que a cidade me deu de oportunidade. Serei prefeito de Porto Alegre por quatro anos.
O coordenador de comunicação da campanha, Luiz Otávio Prates, reforçou que Melo tem sido "muito firme" em garantir que quer ser prefeito por mais quatro anos e que tem "o pé no chão".
O jornalista acrescentou que não procedem as especulações que circulam no MDB de que o prefeito poderia migrar para o PL para ser candidato ao Piratini, deixando a vice Betina Worm (PL) no comando da prefeitura:
— Melo jamais cogitou sair do MDB. Não está nos planos dele. Foi forjado no MDB, teve suas divergências, mas a vida política dele está ali. Posso garantir: Melo pensa apenas em se reeleger e permanecer no MDB.