Para definir se afrouxa ou mantém as medidas restritivas à atividade econômica depois de 15 de abril, o governador Eduardo Leite vai ouvir Comitê Científico que o assessora. Leite quer avaliar também os dados do estudo conduzido pela Universidade Federal de Pelotas, com a aplicação de testes rápidos. Os dados devem ser apresentados na terça-feira (14).
A decisão de Leite ainda levará em conta as informações do portal criado para consolidar os dados sobre internações pelos hospitais públicos e privados.
Sem hospitais de campanha
A quem não entende por que não estão sendo construídos hospitais de campanha em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan explica que a opção foi aproveitar estruturas físicas já existentes, que estavam ociosas ou subaproveitadas:
– Em uma estrutura de hospitais, tudo é adequado para o atendimento dos pacientes: as instalações elétricas, hidráulicas, de gás e de outras necessidades.
A prefeitura optou por direcionar os pacientes de outras doenças para hospitais que não estão focados no atendimento à covid-19, caso do São Lucas, da PUCRS, e do Instituto de Cardiologia.
Convento vira hospital
Com o aumento da demanda por leitos, a prefeitura de São Leopoldo vai montar um hospital de campanha no Convento Monte Alverne, que está desativado há três anos, para mobiliar o hospital, a empresa Leroy Merlin fará na segunda-feira (13) doação de produtos necessários à adaptação do espaço.